Moradores do Jd. América se unem e criam horta comunitária
Os espaços públicos devem ser ocupados de forma a garantir a qualidade de vida e, sobretudo, serem utilizados pela população.Não há melhor exemplo disso do que a Horta Comunitária da Rua México, no Jardim América. Quem por ali passa não imagina que os moradores unidos no propósito de dar uma utilidade social a área, antes cheia de lixo e entulho, organizaram-se no espaço público que hoje comporta uma horta com plantas medicinais, frutas, legumes e verduras de dar água na boca.
A idéia é antiga, relembra o vereador Carlos Andrade que foi convidado pela comunidade a visitar o espaço cultivado pelos moradores. Segundo o parlamentar “tínhamos aqui ao lado em 1995 a moradora, hoje já falecida, Sra Eurides, na casa da qual fizemos uma primeira reunião que começou todo este trabalho. Ela, juntamente com a Sra. Valda, preocupavam-se não só com o lixo aqui depositado mas, principalmente, com a questão da segurança”.
Foto: Divulgação
Moradores do Jd. América recebem o vereador Carlos Andrade
De acordo com o vereador, a comunidade ampliou a horta transformando o local em espaço de convivência, de lazer e de respeito à natureza. “Hoje os moradores cuidam dos canteiros com muito carinho, recebem visitas das crianças das escolas e creches da região e acima de tudo, encontraram, por meio da cidadania, e participação popular, um espaço público em que todos podem fazer o que chamam de ‘hortaterapia’”, afirma Carlos Andrade.
Segundo os moradores do bairro, a horta trouxe para os vizinhos momentos agradáveis, onde eles trocam experiências de jardinagem, colhem hortaliças e legumes e remédios naturais ou simplesmente curtem junto com as crianças um espaço verde, saudável e tranquilo.
Após a visita na horta do Jd. América, o vereador Carlos Andrade ainda recebeu de presente uma cesta de verduras que foram colhidas para presentear o parlamentar.