Home
›
Moradores do Jardim Suína estão com medo de uma tragédia
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Há mais de 30 dias as chuvas castigam a Grande São Paulo. Itapecerica da Serra contabiliza cinco mortes e Taboão continua sofrendo com as enchentes na Rodovia Régis Bittencourt, no Largo, no Intercap, Jd. Mirna, Três Marias e em outros pontos isolados.
No Jardim Suiná houve deslizamentos de terra, e os moradores estão com medo que suas casas sejam soterradas. O grande perigo está na rua Sebastião Moraes de Camargo, as casas dão fundos para o barranco que só não deslizou por total, causando uma grande tragédia, segundo os moradores, por causa do mato que está segurando a terra evitando que desça de uma vez sobre as residências.
“Tem uma árvore que estava lá em cima, já está descendo, daqui a pouco vai estar dentro das nossas casas”, relata Maria.
A Empresa Projete Construtora, que fica em São Paulo, usa o terreno como depósito de terra e entulhos.
“Outro dia nós encontramos uma tampa de caixão lá, todo o lixo de São Paulo eles depositam aqui e ninguém faz nada”, diz a moradora Maria José.
A Defesa Civil do município foi comunicada desde a semana passada, depois das fortes chuvas do dia 05, quando o barranco cedeu bastante. Um fiscal da Prefeitura esteve no local e aconselhou os moradores a irem pessoalmente até o posto do Atende registrar oficialmente o pedido de vistoria.
As moradoras Ana Paula e Telma Regina foram solicitar uma vistoria, e receberam um protocolo com o número do pedido, a resposta foi que aguardassem.
“Nós não morávamos em área de risco, eles ( da Projete) é que estão nos colocando em risco”, desabafa Telma.
Uma moradora foi embora com a família porque a terra invadiu o barraco onde morava, só ficou o marido, segundo os vizinhos, ele disse que não vai abandonar sua casa.
Tentamos falar com a Projete Construtora, mas até o fechamento da reportagem não houve retorno.
A situação dos moradores é grave, e a previsão é de mais chuvas pelo menos até sábado.
Comunicado da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
“De acordo com a Defesa Civil, um agente foi até o local com um Fiscal da Prefeitura e detectou o risco iminente de uma residência, no número 403. A família foi notificada a sair da residência o que não aconteceu no primeiro momento. O fiscal e o agente da Defesa Civil relataram que não tinha condições daquela família ficar no local. A família foi retirada da residência e não corre mais risco. O caso foi solucionado. A empresa citada foi notificada a fazer um muro de arrimo e alertada caso não venha acatar essa solicitação sofrera uma pena de multa aplicada pela prefeitura”.