Moradores de Taboão da Serra sofrem com falta de energia constante
A qualidade no fornecimento de energia elétrica da AES Eletropaulo em Taboão da Serra tem gerado muita indignação e prejuízos aos moradores de diversos bairros do município. Na última semana a queda e oscilação de energia se agravou ainda mais. De acordo com os munícipes, essa situação acontece a qualquer hora e dia, durante a semana e finais de semana. Na quinta-feira, dia 7, muitas residências e ruas ficaram no escuro por várias horas.
Na página do facebook do Portal O Taboanense, dezenas de munícipes expressaram sua indignação. A moradora do Intercap, Lais V. Teixeira, disse que ficou sem energia das 19h as 22h30. “Vou acionar a ANEEL porque acho uma falta de vergonha e respeito ao consumidor de Taboão. Já passou do limite. Pagamos caro e o serviço só piora”, desabafou.
O problema é constante nos bairros – Jd. Maria Rosa, Jd. Henriqueta, Sítio das Madres, Jd. Helena, Jd. América, Jd. Maria Helena, Pq. Laguna, Pq. Pinheiros, Cidade Intercap, Jd. São Salvador, Pq. Monte Alegre e Jd. Três Marias. A assessoria de imprensa da AES Eletropaulo informou que a empresa “investe na qualidade dos serviços da rede elétrica que abastece os endereços informados, por isso grande parte das interrupções de energia foram programadas por conta de obras de melhorias”.
Segundo a Eletropaulo, além da interrupção para investimentos na rede, a concessionária ressalta que a rede elétrica está sujeita a problemas causados por chuvas ou galhos de árvores em contato com os fios.
Apagão
Na semana passada, diversos bairros ficaram às escuras por mais de cinco horas. Os moradores também dizem que a queda de energia provoca queima de equipamentos eletrônicos. “Em Taboão está acontecendo sempre [queda de energia], daqui a pouco queima alguma coisa, de tanto que cai a energia”, declarou a moradora do Jd. Helena, Adriana Santos Sant Ana.
No Jd. Maria Rosa a situação não é diferente. “Aqui no Maria Rosa já virou rotina, cai a energia todos os dias”, disse a leitora Cristina Nascimento. “Já solicitei a companhia de energia inúmeras vezes, eles reconhecem que o problema existe por excesso de consumo (a cidade cresceu muito), porém, não há manutenção. Mandei e-mail para a Ouvidoria da AES Eletropaulo, sem resposta. Vamos nos unir, quem sabe conseguimos uma solução”, declara indignada.
Empresários, comerciantes e trabalhadores autônomos, como os cabeleireiros também reclamam de prejuízos financeiros. “Isso é frequente [no Jd. Três Marias], ah detalhe, na quarta passada [dia 6] acabou a energia e um dos computadores da empresa pifou, tivemos um gasto grande”, informou Andréa Medeiros.
Em alguns casos, o reestabelecimento da energia demora mais de 6h. Outra situação que também está incomodando os moradores é a oscilação da energia. “No Pq. Monte Alegre ficou oscilando desde às 17h. Depois acabou às 18h e só voltou perto da meia noite”, informou Viviane Kalenhuk. O fato ocorreu na última quinta-feira, dia 7.
A Eletropaulo faz o ressarcimento dos equipamentos queimados devido a queda de energia, mas a munícipe Eliana Manetta, informa que além do transtorno “a burocracia para o ressarcimento” é grande.
Veja a nota da Eletropaulo na integra
Em resposta ao jornal O Taboanense, a AES Eletropaulo informa que investe na qualidade dos serviços da rede elétrica que abastece os endereços informados, por isso grande parte das interrupções de energia foram programadas por conta de obras de melhorias. Além disso, a concessionária ressalta que a rede elétrica está sujeita a problemas causados por chuvas ou galhos de árvores em contato com os fios.
A distribuidora esclarece que existe um cálculo de ressarcimento por falta de energia, que também é regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Os indicadores são: DIC (Duração de Interrupção por Unidade Consumidora), FIC (Frequência de Interrupção por Unidade Consumidora) e DMIC (Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora).
Caso a ocorrência ultrapasse os limites determinados pelo órgão regulador para a região, o cliente receberá crédito na fatura de energia elétrica do mês subsequente ao da apuração, no valor referente ao indicador que apresentar a maior violação. Os valores também são definidos pela ANEEL.