EM ALTA
Home

Moradores aprovam proposta e Embu adota oficialmente o “das Artes”

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

02/05/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Embu viveu neste domingo um dia histórico. Pela primeira vez em todo o Estado de São Paulo, os moradores de uma cidade foram até as urnas, decidir pela mudança do nome do município. O plebiscito que aconteceu neste dia 1º de maio oficializa, através da vontade do povo, o nome Embu das Artes, reforçando a vocação artística da cidade.
Os números finais do plebiscito foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral por volta das 22h. Após a totalização oficial, 66,48% dos eleitores votaram pela inclusão do “das Artes” no nome oficial da cidade, ao todo, 74.286 eleitores, escolheram essa opção. 37.463 pessoas votaram não (33,52%).

Foto: Eduardo Toledo

A ambientalista Babi, durante votação neste domingo, em Embu das Artes

O número de abstenção foi alto. Ao todo, Embu possui 171.305 eleitores e 53.896 (31,46%) não compareceram nos locais de votação. O percentual de votos nulos foi de 2,8%; o de brancos foi 1,78%.
A votação em Embu (agora das Artes) foi tranquila durante todo o dia. A reportagem do Portal O Taboanense acompanhou a votação em quatro escolas da cidade e o clima era de total tranquilidade. Os moradores preferiram votar na parte da manhã e apesar do grande movimento, em nenhum momento foram registradas filas.
Segundo a moradora Maria José da Silva, que votou na escola estadual Maria Odete de Souza Carvalho, ela era favorável a oficialização do nome porque desde que ela fio morar na cidade, há 40 anos, o município já era conhecido como Embu das Artes. Maria também elogiou a decisão da prefeitura de realizar o plebiscito.
O morador, Milton Monteiro, disse que era favorável a mudança do nome desde que viu a intenção do plebiscito, no ano passado, pela Internet. “Lá fora a cidade já é conhecida como Embu das Artes, acho uma boa ideia, porque Embu pode desenvolver ainda mais, vai ser muito bom para o turismo”, disse.
Na zona 341, seção 24, as mesárias Andréa, Andreza e Gledlene, afirmaram que muitos moradores não estavam sabendo do plebiscito. “Alguns estão muito bem informados, outros, nem sabem quais são os números, eles vem aqui esperando encontrar sim ou não, mas acho que tudo transcorreu muito bem”, disse Andréa.
Custos
Na semana passada, a Câmara Municipal de Embu das Artes aprovou uma lei que garante que nenhum morador ou empresa terá custo com a mudança. O prefeito Chico Brito, foi claro ao dizer que a oficialização do nome só irá ajudar a cidade.
 

Notícias relacionadas