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Moradora reclama da Sabesp e empresa pede prazo para resolver pendência

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Redação

19/08/2009 00:00
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Pagar as contas em dia é obrigação do consumidor. Correto. Ter respaldo quando alguma coisa acontece com o consumidor é obrigação da prestadora de serviço. Correto? Sim! Mas na prática isso nem sempre acontece. É sempre um “esse assunto é no departamento tal”, “são necessários tais documentações para abrirmos o processo”, “aguarde” e etc.
Há seis meses a moradora do Jardim Mirna, Edna Maria Lopes Siqueira, está esperando a boa vontade da Sabesp. No dia 17 de fevereiro um cano de água estourou na Rua Ubirajara Octavio de Oliveira causando rachaduras em sua residência.
Nesse mesmo dia ela entrou em contato com a Sabesp e Prefeitura, ambos estiveram no local e ficou constatado de quem era o problema. A Defesa Civil fez a análise técnica no local e pediu que os moradores deixassem a casa, pois a mesma representava perigo iminente.

Foto: Rose Santana

A moradora Edna Maria Lopes, que fez a denúncia ao Portal O Taboanense

 “O engenheiro Marco Aurélio, o Agnaldo e a perícia estiveram aqui, emitiram um laudo e me pediram uma porção de documentos, providenciei todos, inclusive os três orçamentos de material de construção e mão de obra”, diz dona Edna.
No dia 19 de maio foi assinado a Ata de Negociação junto à Sabesp, mesmo com um valor menor o que o apresentado, ela aceitou o acordo para tentar solucionar o mais rápido possível o problema. Pois a casa em questão era sua única fonte de renda.
“O orçamento que eu apresentei foi de R$ 4.972,00, esse foi o mais barato, mas o acordo que eles me passaram foi de R$ 3.848,56, aceitei, pois estou com medo que minha casa caía e machuque alguém. Disseram que entre 30 a 40 dias o dinheiro estaria em minha conta. Estou esperando até hoje”, desabafa.
Desde então o processo vem se arrastando e o problema se agravando a cada dia. Com as chuvas do mês de julho a situação piorou, o deslizamento de terra foi constante deixando a casa em situação muito perigosa.
“Na realidade eles é que tinham que arrumar minha casa porque na Sabesp tem pessoal pra isso. Eles não respeitam a gente, mas nós pagamos nossas contas em dia. Se minha casa cair, eles vão me dar outra disso eu não tenho dúvida, porque vou até as últimas conseqüências. Mas, e se morre uma pessoa? Quem vai trazer de volta? A Sabesp parece não estar se importando com isso. Não é a casa deles”, relata indignada.
A reportagem do Portal O Taboanense entrou em contato com a Sabesp. Em nota oficial nos foi passado por e-mail “que o atraso no pagamento da indenização ocorreu devido a vários problemas com a documentação”, porém dona Edna não foi avisada desse fato. Mas parece que o problema foi sanado, pois o senhor Milton de Oliveira, Superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp também nós informou que em sete dias o pagamento será realizado. Leia abaixo a Nota Oificial na íntegra, o Portal irá continuar cobrindo o caso.

NOTA OFICIAL

São Paulo, 18 de agosto de 2009
MO – 137/09
Em contato com este veículo a Sra Edna, moradora da Rua Ubirajara Otávio de Oliveira, Jd. Mirna, município de Taboão da Serra, menciona que a rua onde mora, na altura do número 239, está ocorrendo desmoronamento e solicita providências por parte da Sabesp.
Inicialmente a Sabesp informa que o imóvel está situado na encosta de um barranco sem contenção (área de risco), o que coloca em risco a estrutura de todo o imóvel. É importante ressaltar que a Sra Edna já está ciente dessa situação, pois recebeu notificação da Defesa Civil Municipal e que as providências necessárias para solucionar esse problema (a construção de um muro de arrimo ou outras ações relativas à infra-estrutura local) deverão ser tomadas pela prefeitura do município
Esta situação – a falta de contenção da encosta – associada às fortes chuvas ocorridas no período afetou as instalações da Sabesp no local (redes de distribuição e ramais de água), provocando o vazamento que danificou a entrada da garagem do imóvel da Sra. Edna.
Para cumprir com sua responsabilidade junto ao cliente, a Sabesp informa que o processo de indenização dos danos ao imóvel causados pelo vazamento de água foi assinado em 19/05/2009, data em que o cliente apresentou a documentação solicitada pela Empresa. Porém, devido a vários problemas com relação à documentação apresentada, ocorreu o atraso no pagamento, que será efetuado dentro de 7 dias.
Atenciosamente,
Milton de Oliveira
Superintendente da Unidade de Negócio Oeste

 

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