Ministério ignora Taboão e Samu fica sem viaturas novas
O estado de São Paulo recebeu do Ministério da Saúde, nesta terça-feira dia 10, 81 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para renovação da frota. Apesar da boa notícia, Taboão da Serra acabou ficando de fora dos investimentos e não receberá nenhuma ambulância nova.
O Samu foi implantado em Taboão da Serra em março de 2007 com apenas três viaturas. O número de veículos saltou para seis em 2010 e de lá pra cá apenas motos foram adquiridas para o serviço. A prefeitura vem recebendo investimentos do Governo do Estado para a compra das chamadas “ambulâncias brancas”, que funcionam complementando o atendimento de urgência na cidade.
Na região, o Samu Regional que atende Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu, receberá duas novas ambulâncias. “As 81 ambulâncias já estão todas entregues aos municípios paulistas. Algumas já repassamos aqui e outras os gestores já buscaram na fábrica em Cajamá, onde estavam os veículos”, afirmou ministro Ricardo Barros, nesta terça-feira, durante solenidade em São Paulo.
Segundo o Ministério da Saúde, o critério utilizado para as substituições foi o tempo de uso dos veículos com funcionamento regular. O objetivo é substituir as ambulâncias que têm até cinco anos de circulação sem renovação. Outros 19 estados brasileiros estão sendo contemplados com a doação de 340 novas ambulâncias.
Serviço
Samu de Taboão da Serra
Rua Tenente José Maria da Cunha, 563, Jardim Record
Telefone: 192