EM ALTA
Home

Ministério da Defesa prorroga prazo para o alistamento militar até 31 de maio

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/04/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O Ministério da Defesa prorrogou o prazo para o alistamento militar obrigatório nas Forças Armadas até 31 de maio, devem se alistar os jovens nascidos em 1994. Os jovens ganharam mais um mês para o alistamento, uma vez que o prazo terminaria legalmente na próxima segunda-feira, dia 30.

O prazo é o mesmo para brasileiros que residem no exterior, eles devem procurar um Consulado ou Embaixada Brasileira mais próxima de onde residem e realizar o alistamento. Quem perdeu o prazo legal do alistamento, ou seja, é maior de 18 anos e não se alistou, poderá fazê-lo no mesmo prazo, porém deverá pagar uma multa.

Para se alistar, o jovem deve levar duas fotografias 3×4 com testa e orelhas descobertas e os documentos originais e cópias de certidão de nascimento, RG, CPF (se tiver) e comprovante de residência.

O ingresso no Serviço Militar depende exclusivamente das aptidões pessoais do jovem. A convocação, exames e seleção são feitas em quatro fases estabelecidas pelas Forças Armadas. Em seguida, vem a fase de seleção, realizada em uma data agendada pela Junta, nesta fase os recrutados irão realizar exames físico, cultural, psicológico e moral. Os reprovados recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Na terceira fase, realizada sempre no ano seguinte ao do alistamento, é feita a distribuição dos jovens recrutados às Organizações Militares (OMs), onde eles deverão se apresentar para os trabalhos finais da convocação.

A quarta e última fase de seleção, os alistados apresentados nas Organizações Militares são submetidos a novo exame de seleção (físico, cultural, psicológico e moral), com a finalidade de detectar possíveis problemas surgidos no intervalo de tempo. A média anual de incorporados é 97 mil jovens.

Ao final, são selecionados apenas os candidatos que possuem perfil adequado para exercer os cargos e funções nos quartéis. Para saber o valor da multa consulte o site do Exército: www.exercito.gov.br

Documentos necessários

– Certidão de Nascimento ou Casamento (original), ou Certificado de Naturalização/Termo de Opção, ou Registro de Emancipação (no caso dos silvícolas), ou ainda, o Certificado de Alistamento Militar, se já alistado no exterior, na Marinha ou Aeronáutica, Carteira de Identidade;
– 02 (duas) fotos 3×4 recentes (uma será utilizada no Certificado de Alistamento Militar e a outra no Certificado de Situação Militar); e
– Comprovante de residência.

Atenção confirme os horários de atendimento antes de comparecer no local.

Serviço

Junta Militar de Taboão da Serra
Av. José André de Moraes, nº 1.240, no Jd. Monte Alegre, ao lado do Colégio Adventista
Telefone: 4787-3130
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Junta Militar de Embu das Artes
Rua Siqueira campos, 122 – Centro
Telefone: 4241-6679
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h

Junta Militar de  Itapecerica da Serra
Praça Padre Belchior Pontes, 22 – Centro
Telefone: 4165-2011
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Junta Militar de Embu-Guaçu
Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 458 – Centro
Telefone: 4662-7350
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Junta Militar de São Lourenço da Serra
Praça Dez de Agosto, 55 – Centro
Telefone: 4686-3371
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Junta Militar de Juquitiba
Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 130 – Centro
Telefone: 4681-4765
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

 

Notícias relacionadas