Mesmo ferido, PM impede fuga de Procurado pela Justiça
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————
Na madrugada de terça-feira, dia 28, o Pq. Pinheiros foi palco de uma perseguição policial parecida com as vistas em filmes. Um Policial Militar de 33 anos foi agredido e por pouco não teve sua arma roubada por um homem de 27 anos, Procurado pela Justiça, em Taboão da Serra. O PM conseguiu impedir a fuga do acusado, que foi detido no 1º DP da cidade.
O policial e seu companheiro de trabalho faziam uma ronda de patrulhamento no Pq. Pinheiros no momento em que viram um rapaz agindo de maneira suspeita em um veículo que passava pela Av. Laurita Ortega Mari às 3h30.
Foto: Eduardo Toledo
Caso foi registrado na delegacia de Taboão da Serra; acusado deverá ser transferido
A equipe policial deu sinal de parada. Dentro do carro estava, além do rapaz, uma adolescente de 16 anos. Em revista pessoal, não foi encontrado nada de ilícito, mas em consulta da placa do veículo foi informado que o licenciamento estava vencido desde 2002. Como o suspeito estava sem os documentos pessoais, então foi feita uma pesquisa pelo nome dele, que constava como Procurado pela Justiça.
No momento em que ouviu as informações, o acusado tentou fugir a pé e foi perseguido por um dos PMs, enquanto o outro permaneceu com a adolescente no local dos fatos. O rapaz correu para uma viela sem saída e, no momento em que notou que não teria por onde fugir, ele parou e levantou as mãos. O PM ordenou que ele ajoelhasse, mas ao invés disso, o foragido colocou as mãos para trás.
Por estar sozinho e em um lugar ermo, o policial não pôde algemá-lo, então segurou as mãos do acusado atrás do corpo e tentou tirá-lo da viela com ele virado de costas. O PM mantinha a arma apontada para ele, porém isso não impediu que o detido se virasse bruscamente e iniciasse uma série de chutes e socos. Os dois entraram em uma luta corporal e, durante a confusão, o PM acabou disparando acidentalmente um tiro na perna do rapaz.
O ferimento na perna não fez com que o acusado parasse as agressões contra o policial. Os dois caíram no chão e continuaram a trocar socos. O suspeito, que estava em cima do PM, tentou roubar a arma dele, mas quando percebeu que não conseguiria, apontou a arma – que ainda estava na mão do policial – e tentou atirar, porém a vítima foi mais rápida e conseguiu travar o gatilho com o dedo.
Por não ter conseguido atirar contra o PM, o indiciado passou a morder o braço e as costas do policial, além de bater com a cabeça dele contra o chão. A vítima reagiu, colocando a mão no pescoço de seu agressor e derrubando-o.
Quando ficou em pé, o policial começou a passar mal. Vendo a fraqueza do PM, o rapaz tentou pular por três vezes o muro que fechava a saída da viela, até que conseguiu subir nele. Neste momento o PM desmaiou e só acordou no Pronto Socorro, onde foi medicado por meio de soro.
O procurado não conseguiu ir muito longe. O local já havia sido cercado por equipes de apoio. No momento em que o PM lutava com o indiciado, seu parceiro de farda acionou outras equipes policiais para ajudar na captura do rapaz, que foi encontrado por conta do rastro de sangue que deixou, devido o ferimento de sua perna. Depois de capturado, ele foi levado para o P.S. Antena, onde recebeu os primeiros atendimentos e passou por cirurgia, para a retirada da bala.
A adolescente
Em depoimento, a jovem que estava com o indiciado declarou que estava na rua com alguns amigos quando o acusado ofereceu uma carona até o posto de gasolina que há no local, para comprar um refrigerante. Na rua do posto foram abordados por uma equipe policial. O rapaz colocou as mãos para fora do veículo e alegou que não poderia desligar o carro, senão não ligaria de novo. Um policial foi até a janela do carro e pediu algumas informações. Durante a pesquisa que estava sendo feita pelos PMs, o suspeito começou a correr. O policial que ficou com a adolescente no local pediu para que ela se sentasse no chão. Minutos depois de ouvir um disparo, a estudante viu o rapaz sendo socorrido por outros policiais, com um ferimento na perna.
O agressor
Além do fato de ser Procurado pela Justiça, o rapaz foi preso em flagrante acusado de resistência e tentativa de homicídio. O estado de saúde dele e do PM agredido não foram divulgados.