Home
›
Menina de Taboão pode ser adotada na Espanha caso não tenha ajuda para voltar à cidade
4 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
A menina M.E.S.B de apenas 3 anos de idade deixou Taboão da Serra na companhia da mãe em abril de 2006, para morar com a mesma na Espanha. O que era pra ser uma nova oportunidade de vida acabou virando um verdadeiro pesadelo. A mãe dela foi presa, acusada de tráfico de drogas, e a garotinha desde então está à disposição da Justiça daquele País. Como até o momento os familiares da menina que moram em Taboão da Serra não tiveram condições financeiras para buscá-la, ela corre o risco de ser colocada para adoção na Espanha.
A situação da criança foi trazida a público na última sessão da Câmara Municipal. Os vereadores da cidade aprovaram um requerimento, depois de receber informações sobre o caso da Vara da Infância e da Juventude de Taboão da Serra. O documento determinou a expedição de ofícios para todos os órgãos federais capazes de ajudar no retorno da criança para a cidade. Além disso, pede que o governo municipal realize os estudos necessários para conseguir a liberação de três passagens, uma de ida até a Espanha e duas de vinda daquele País.
A primeira passagem destinada ao avó materno da pequena M.E.S.B, identificado como Antônio Marcos da Silva Barros. E as duas seguintes para ele retornar com a neta até Taboão da Serra.
A divulgação da situação em que se encontra a pequena garota de Taboão da Serra, longe de sua terra e de seus familiares, causou ampla comoção entre os vereadores e o público presente na sessão. Apesar da menina estar vivendo o drama da separação com a família já durar dois anos, somente agora, as autoridades municipais começam a tomar conhecimento do caso.
O vereador Olívio Nóbrega foi o primeiro a se manifestar na Câmara a favor da volta da menina. Ele defendeu até mesmo que o presidente Lula ceda o avião de uso restrito da presidência para trazê-la de volta a Taboão e a convivência seus familiares.
O vereador Moreira lembrou que o governo Lula atua constantemente em favor dos brasileiros que estão fora do País. Ele disse acreditar que o caso da criança taboanense não seja conhecido pelo governo.
O vereador Paulo Félix propôs o envio de ofício para o Itamaraty, a Presidência da República e a Embaixada Brasileira na Espanha.
Segundo informações da Vara da Infância e da Juventude de Taboão da Serra, o caso tramita em segredo de Justiça e por isso não é possível divulgar mais informações. A reportagem do Taboanense ainda está tentando localizar a família da criança na cidade a fim de trazer mais informações sobre o caso.