Home
›
Menina de Taboão é extraditada após ficar presa com a mãe na Espanha
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
A menina taboanense de apenas dois anos que estava na Espanha na companhia da mãe presa naquele País acusada de tráfico internacional de drogas já está cidade. M.E.S.B. foi trazida no último dia 23 ao Brasil, após ter passado mais de um ano com a mãe na prisão de Madri, na Espanha. A mãe da menina, Fabiane da Silva Barros, foi condenada a cinco anos de prisão por tráfico internacional de drogas após ser pega com substâncias ilícitas no aeroporto de Barajas em agosto de 2007.
Desde então, a criança estava em uma unidade especial da penitenciária, com a mãe. Ela voltou à cidade graças a Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério das Relações Exteriores e o Consulado Geral do Brasil na Espanha, que ajudaram no processo de repatriação.
A menina foi trazida por uma conselheira tutelar de Taboão, que foi autorizada a viajar a Madri para buscar a filha de Fabiane. Em entrevista, publicada pelo UOL a tia da menina, Marizete Silva Barros, que é auxiliar de embalagens e está desempregada, disse que a garota está um pouco quieta e chorona. "Nós estamos muito felizes de tê-la aqui. Ela ainda fala enrolado e em espanhol e deve estar sentindo a falta da mãe, mas acho que vai se acostumar."
A menina M.E.S.B de apenas 2 anos de idade deixou Taboão da Serra na companhia da mãe em abril de 2006, para morar com a mesma na Espanha. O que era pra ser uma nova oportunidade de vida acabou virando um verdadeiro pesadelo.
A situação da criança foi trazida a público na Câmara Municipal. Os vereadores da cidade aprovaram um requerimento, depois de receber informações sobre o caso da Vara da Infância e da Juventude de Taboão da Serra. O documento determinou a expedição de ofícios para todos os órgãos federais capazes de ajudar no retorno da criança para a cidade.