Médicas cubanas iniciam atendimento em Embu das Artes
As seis primeiras médicas estrangeiras a chegarem na região iniciaram seus trabalhos na em Embu das Artes, na sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Maria Eulália Quesada Arminan e Maria Georgina na UBS Santa Tereza, Maria Isabel na UBS Nossa Senhora de Fátima, Maria Yermes, na UBS Eufrásio, Maricel Herrera, na UBS Valo Verde e Maricel Vazquez Cespedes, na UBS Jardim Emília.
O primeiro atendimento da Dra. Maria Yermes, aconteceu na UBS Eufrásio Pereira Costa. As primeiras pacientes a se consultarem com Dra. Maria Yermes foram Natalia Renata Felipe e Romilda da Costa, ambas moradoras do Jardim Sílvia. “Não temos médicos o suficiente, isso dificulta muito as coisas, influencia no tempo para conseguir uma consulta. Quando me avisaram sobre a chegada da doutora eu fiquei muito feliz e também honrada ao saber que seria uma das primeiras pacientes”, disse Romilda.
Foto: Divulgação
Dra. Maria Isabel durante consulta na UBS Nossa Senhora de Fátima
Para driblar as possíveis dificuldades com a língua portuguesa, as médicas ganharam reforços. A gerente da UBS Eufrásio, Paula Barros, acompanhou as primeiras consultas e afirmou. “Estou aqui para auxiliar a comunicação entre a médica e os pacientes, mas já percebi que isso não será preciso, a comunicação está fluindo muito bem e eles estão conseguindo se comunicar sem que haja intervenção”.
Outras duas médicas, Maricel e Maria Eulália conheceram também o Programa Saúde da Família (PSF) que realiza o acompanhamento médicos nos bairros, casa a casa. “Em Cuba nós também fazemos visitas aos moradores, mas lá é apenas um médico e um enfermeiro. Aqui, a equipe é completa: temos médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde”, disse Dra. Maricel Mejias Herrera.
"O público nos acolheu com simpatia, a comunicação está fluindo e nos entendemos bem. Os pacientes se sentem tranquilos e ficam à vontade. Os brasileiros são muito parecidos com os cubanos, e percebi que as pessoas gostam da forma como desprendemos nossa atenção a elas.", Dra. Maria Isabel que atuará na UBS Nossa Senhora de Fátima.
Com informações da Assessoria de Imprensa