EM ALTA
Home

Médicas cubanas chegam a Embu das Artes

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

01/11/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

———————————————– 

 
Seis médicas cubanas que trabalharão no Programa Mais Médicos, do governo federal, chegaram à cidade de Embu das Artes e foram recepcionadas nesta sexta-feira por cerca de 50 pessoas. Maria Eulalia Quesada Arminan (41), Maria Georgina Nicolas Hernandez (55), Maria Isabel Gonzales Guevara (43), Maria Yermes Clausse Duany (54), Maricel Mejias Herrera (51) e Maricel Vazquez Cespedes (46), atuarão em cinco UBS da cidade a partir do dia 11 de novembro. Nessa primeira semana elas passarão por treinamento e familiarização nos locais em que irão atuar.

Foto:Thiago Neme/GSP

A cidade solicitou 21 médicos ao governo federal, já chegaram seis
 

As médicas foram recebidas com um café da manhã pelos funcionários da secretaria de Saúde, em seguida pelo prefeito Chico Brito, onde almoçaram no Restaurante Popular da cidade.
 
Muito animadas e com muitas expectativas para o início dos trabalhos, as médicas disseram que estão prontas para atender o povo brasileiro. “Estamos acostumadas a ajudar as pessoas, essa é nossa formação humanista. Vamos trabalhar juntas com a equipe de saúde para fortalecer o trabalho nas comunidades mais pobres”, declarou Maria Eulalia Quesada.
 
Todas têm mais de 15 anos de experiência, são formadas em medicina integral geral (clínica geral/medicina da família) e tem experiência internacional, trabalharam em países como Venezuela, Guatemala, Bolívia entre outros. “Será preciso de três a seis meses para poder avaliar nosso trabalho”, disse a médica Maria Georgina Nicolas Hernandez.
 
Para elas, fazer parte do programa Mais Médico é um novo desafio na carreira, uma oportunidade excelente e acreditam que vai dar tudo certo. Elogiaram o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, “é muito parecido com o cubano”. Até mesmo por esse motivo, acreditam que não terão dificuldades. Quanto ao idioma, disseram que “ler e escrever é tranquilo”, a maior “dificuldade está na pronuncia”.
 
“Tenho muita expectativa de ajudar, apoiar o programa Mais Médicos do município, para que a saúde chegue a todos por igual. Vamos atender com muito amor, aprender tudo a cerca da atenção básica.  Estou muito contente”, declarou Maria Yermes Clausse Duany.
 
Antes de viajarem para o Brasil, os médicos cubanos tiveram 21 dias de aulas sobre o idioma, e mais 21 aqui no Brasil, em Belo Horizonte. A secretária de Saúde do município, Sandra Magali, informou que todas terão um professor de Língua Portuguesa, disponibilizado pela Prefeitura. 
Cidade pediu 21 médicos
A cidade de Embu das Artes solicitou 21 médicos ao governo federal, desses, seis já foram enviados. A expectativa é que outros quinze possam chegar para atender a demanda que existe no município. “Vamos batalhar para recebermos outros 15 profissionais”, disse o prefeito Chico Brito.
 
As UBS onde trabalharão são Jd. Santa Tereza – 2 médicas, Eufrásio Pereira Costa (Jd. Silvia, Luzia e Tomé), Jd. N.S. Fátima, Jd. Valo Verde e Jd. Santa Emília com uma médica cada. O Programa prioriza as unidades mais necessitadas e as que atendem o programa de saúde da família.
 

Notícias relacionadas

Home

Médicas cubanas chegam à Embu das Artes

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

31/10/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

———————————————–  

 
Nesta sexta-feira, dia 1º, chegam a Embu das Artes as seis médicas cubanas participantes do programa do governo federal Mais Médicos. Maria Eulalia Quesada Arminan, Maria Georgina Nicolas Hernandez, Maria Isabel Gonzales Guevara, Maria Yermes Clausse Duany, Maricel Mejias Herrera e Maricel Vazquez Cespedes atuarão nas principais UBSs da cidade a partir do dia 11 de novembro. Na primeira semana na cidade elas passarão por treinamento e familiarização nos locais em que passarão a atuar.
 
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as quais elas foram destinadas atendem juntas cerca de 112 mil pessoas, e foram priorizadas por serem as mais necessitadas e as que agregam o programa de saúde da família.   Duas médicas atuarão na UBS do Jd. Santa Tereza e as outras quatro atuarão nas Unidades Básicas de Saúde dos Jd. Silvia, Luzia e Tomé, Jd. N.S. Fátima, Jd. Valo Verde e Jd. Santa Emilia.
 
O prazo de atuação delas em Embu das Artes é de três anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. 
 
Segundo a Secretaria de Saúde do município, a chegada das médicas significa também uma mudança cultural, pois elas ficarão fixas no mesmo local, trabalhando 8h por dia, e criando um vínculo com a comunidade, condição que pode gerar menos carência de atendimento do que o sistema com profissionais horistas que atuam em pontos distintos.
 
Agenda
Na chegada à cidade, as médicas terão compromissos logo cedo. As 9hs as médicas serão recepcionadas pelo prefeito Chico Brito, juntamente com todos os secretários municipais no Gabinete da Prefeitura. As 10h30 elas visitarão as secretarias municipais na própria sede e as 12h30 irão almoçar com Chico Brito no Restaurante Popular. O último compromisso será às 16h, na Câmara Municipal, onde será feita a recepção e apresentação oficial para as autoridades da cidade. 
 

Notícias relacionadas