Maternidade de Taboão será reinaugurada no próximo dia 16
Fechada desde setembro para conclusão da reforma, a Maternidade Municipal de Taboão da Serra, será reaberta no próximo dia 16 de dezembro. Por mês, uma média de 130 gestantes são atendidas no local. Nesse período de obras, as gestantes estão sendo atendidas no PS Antena ou encaminhadas para o Hospital Geral do Pirajussara (HGP).
O prefeito Fernando Fernandes também anunciou a data de inauguração do Pronto Socorro do Shopping, será no dia 20. A prefeitura informou que foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões para a construção e compra dos equipamentos da Unidade de Taboão da Serra, que atenderá urgência e emergência em clínica geral e pediatria. As obras estão adiantadas e a construtora realiza apenas o acabamento do prédio. Nesta semana foram instalados os ar condicionados.
Foto: Ricardo Vaz
Obras de reforma da maternidade estão em fase de acabamento
A maternidade terá uma recepção exclusiva, uma UTI Neonatal e um jardim de inverno. Com a reforma, a maternidade passará a ter 16 leitos, sendo quatro para partos normais e 12 para puerpério (pós-parto), além de uma UTI Neonatal e uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais.
Também está em reforma, as obras iniciaram em julho desde ano, o prazo previsto para conclusão é setembro de 2014. A ampla reforma no PS Antena inclui a criação de sete leitos de UTI, fato inédito em toda a região. Com a criação do setor, o Antena passará a ter 12 leitos de alta complexidade. “O PS passa a ter também 21 leitos de internação, sete leitos de UTI e cinco leitos de Unidade Semi-Intensiva”, conclui na época o prefeito Fernando Fernandes.
Toda a estrutura do PS será modificada, os serviços foram distribuídos em etapas, para que mesmo com obras o PS Antena o atendimento à população não seja interrompido. Quando a obra ocorrer nos locais que o público tiver acesso, haverá o fechamento do espaço com tapumes “para a segurança e o bom andamento dos serviços”, informou a assessoria de imprensa.
Entre as melhorias estão às revisões dos sistemas hidráulicos e elétricos, da cobertura (incluindo complementos da mesma), da rede de águas pluviais e esgotos, nos forros, nas portas e esquadrias metálicas e de madeira, (com eventual substituição necessária), em toda rede de incêndio (extintores e AVCB), no piso e em toda a rede de telefonia.
Além disso, está sendo realizada a adequação de vestiários e sanitários, sendo trocadas as divisórias e louças, e rede de gases medicinais, a substituição de acabamentos sanitários, balcões, bancadas e pias, a instalação de ventilação forçada e adequações civis nos ambientes e a pintura geral da unidade.