EM ALTA
Home

Marginais depredam e incendeiam escola municipal em Juquitiba

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

01/02/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A Polícia Civil de Juquitiba investiga um crime bárbaro. Vândalos invadiram, no sábado, dia 30, a escola municipal Raízes do Pau-Brasil e depredaram todas as salas, destruíram equipamentos, o telhado e queimaram livros e diversos documentos, o que causou um incêndio em cerca de três salas. Ninguém se feriu.

A escola fica no Centro de Juquitiba e atende 550 crianças de 6 a 12 anos de idade. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Juquitiba, os vândalos invadiram escola e arrombam portas e armários, espalharam o livros e material escolar, antes de atear fogo no prédio.

Bombeiros trabalham para apagar o incêndio criminoso na escola Raízes do Pau-Brasil, em Juquitiba | Divulgação / Departamento de Comunicação

“Destruíram salas, materiais e equipamentos, quebraram todos os vidros, atearam fogo em um depósito de produtos de limpeza o fogo se espalhou por outras duas salas que ficaram totalmente destruídas, inclusive tiveram o forro e o telhado destruídos, além das paredes comprometidas”, informou a prefeitura.

Os bandidos ainda tentaram ainda explodir os cilindros de gás da unidade, mas não conseguiram. De acordo com a assessoria, frascos de álcool e palitos de fósforos foram encontrados próximos aos botijões. As áreas administrativas não foram invadidas por estarem protegidas por grades, cadeados e correntes.

O que chama a atenção de tanta brutalidade é que nenhum equipamento eletrônico foi furtado, mas as lousas digitais e equipamentos foram danificados. A prefeitura informou que Muito material didático foi espalhado pelos corredores. “Livros folhas de papel, canetas e materiais de escritório foram jogados pelo terreno do lado de fora”.

galeria de imagens

“A Polícia está no local buscando indícios que cheguem aos responsáveis pela selvageria, já que não houve testemunhas. A Defesa Civil e funcionários da educação e de outras secretarias estão neste momento avaliando os estragos e prejuízos sofridos”, informou a prefeitura de Juquitiba. No local existem câmeras de segurança, mas apenas três estavam em funcionamento.

A Polícia Científica esteve periciando o prédio no início da noite de sábado e solicitou as imagens das câmeras de segurança próximas a escola para tentar identificar os marginais que destruíram a escola.

Próximos passos

Nesta segunda-feira, as equipes da secretária de educação, secretária de obras, gabinete do prefeito e Defesa Civil se reunirão para avaliar melhor os estragos e contabilizar os prejuízos. Uma vistoria será conduzida pelos engenheiros da prefeitura para ver se a estrutura do prédio foi totalmente comprometida pelo incêndio.

No final da tarde a assessoria de comunicação deverá emitir uma Nota Oficial atualizando as informações e informando também sobre a possibilidade de adiamento do início das aulas na unidade que por enquanto está mantida para 11 de Fevereiro.

Ao longo do dia, o prefeito Francisco Jr. se pronunciará a respeito deste incidente. O caso está em investigação na delegacia de polícia de Juquitiba, mas poderá ser conduzido pela seccional de Taboão da Serra.

 

Notícias relacionadas