Manifestantes tomam Câmara Municipal de Itapecerica da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————————-
As manifestações que se alastram por todo o Brasil agora chegam com força em Itapecerica da Serra. Na segunda manifestação contra o aumento da tarifa dos ônibus intermunicipais, dezenas de jovens tomaram a Câmara Municipal após caminhar pelas ruas do Centro da cidade, que ficou completamente parada.
Taboão da Serra terá protestos nesta quarta-feira, dia 19
Moradores da região participam de manifestação em Pinheiros
Veja fotos do protesto em São Paulo nesta segunda, dia 17
Os vereadores tentaram negociar com os manifestantes para que a sessão tivesse continuidade. Várias tentativas foram feitas entre os vereadores e os manifestantes, mas foram todas inúteis. O presidente da Casa, Cícero Costa, acabou cedendo às reinvidicações dos manifestantes, que pediram o direito de falar na tribuna. Com isso, a sessão foi finalizada antes mesmo de ser aberta.
Foto: Reprodução
Manifestantes durante sessão da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra
Em um acordo, os vereadores iniciaram a sessão totalmente atípica utilizando a tribuna. Cleber Bernardes foi o primeiro a usar a palavra. “Fico muito contente, porque esse tipo de manifestação pacífica me remete a um passado não tão distante. Eu fui um cara-pintada”. Com dificuldade, o vereador pediu para que os manifestantes não “façam isso todas as terças-feiras, porque essa casa também é de vocês”.
O presidente da Câmara declarou que acha “muito justa a manifestação que está sendo feita”. Na sua breve fala, Cícero Costa declarou que “Vi diversos cartazes cobrando melhorias na saúde, transporte, ensino e esporte, mas só vamos conseguir chegar a essa perfeição junto com todos vocês. É somando essas ideias e essa vontade que vocês têm para que, de fato, a gente consiga fazer com que essa cidade e esse país mude”.
Após sua fala, os manifestantes passaram a tomar a palavra, fazendo cobranças como um Orçamento Participativo na cidade. “O povo decide onde gastar como Orçamento Participativo”, declarou um deles.
O ponto forte da manifestação foram os serviços prestados pelas companhias de transporte Miracatiba e EMTU. Diversos jovens falaram sobre o preço da tarifa e enfatizavam a necessidade de lutar para a baixa do preço do ônibus, já que a maioria trabalha ou estuda em São Paulo. Outras melhorias, como ginásio de esportes e infraestrutura da cidade foram outras cobranças feitas.
“Eu confiei o meu voto à vocês, e vocês não estão fazendo nada pela cidade. Não quero vê-los aqui, sentados, quero ver vocês nas ruas, trabalhando”, disse uma das manifestantes. Os jovens anunciaram que irão até a prefeitura do município, às 14h da próxima sexta-feira, dia 21, para conversarem com o prefeito Chuvisco.
Taboão
Nesta quarta-feira, dia 19, Taboão da Serra terá duas manifestações promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Serão dois atos, o primeiro às 7h, na divisa com São Paulo, em frente ao Supermercado Extra. Os manifestantes pretendem bloquear a rodovia Régis Bittencourt.
No mesmo dia, o MTST promove outra manifestação, às 16h. A concentração acontece na praça Nicola Vivilechio. Com o lema “A Periferia vai parar”, o movimento promete manifestações em outros locais de São Paulo, uma na Piraporinha, em São Paulo e outra no ABCD.