Manifestantes protestam em ponto final no Largo do Taboão
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————
O Movimento Vem Pra Rua Taboão organizou nesta segunda-feira, dia 1º, seu quarto ato em Taboão da Serra. A chuva e o frio afastaram os manifestantes, apenas 25 deles se reuniram na rua João Santucci, no Largo do Taboão, onde apresentaram uma série de reivindicações para os passageiros dos ônibus Circulares.
Veja mais fotos da manifestação
Alguns manifestantes queria entrar nos ônibus para conversarem com os passageiros, mas a fiscalização da viação Pirajuçara não permitiu que o ato acontecesse dentro dos veículos. O grupo decidiu apresentar as reivindicações para os passageiros nos pontos. Entre as exigências do movimento estão a redução da tarifa, o fim da dupla função do motorista, que atualmente também cobra a tarifa e a implantação do Bilhete Único.
Foto: Eduardo Toledo
Protesto na noite desta segunda-feira reuniu cerca de 25 manifestantes
Antes do protesto, uma reunião na sede da Apeoesp, decidiu mudanças na estratégia no grupo, que irá realizar manifestações regionais, em conjunto com os movimentos de Embu das Artes e Itapecerica da Serra. No próximo dia 11, o grupo pretende fazer um grande ato que promete parar a rodovia Régis Bittencourt em quatro pontos diferentes.
Nesta quinta-feira, dia 4, os manifestantes prometem realizar uma manifestação na praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara. Eles reivindicam que o Poupatempo não seja construído no local. “Ali é um local usado pelas bandas, pelos grupos, para manifestações artísticas, não podemos perder esse espaço”, critica Alexandre Defavori.
O ato promete ser diferente, além do protesto, o movimento pretende realizar diversos shows e apresentações culturais. “Queremos colocar cerca de cinco mil pessoas, vamos agregar as pessoas da cultura, queremos que ali se apresentem grupos de hip-hop, grafiteiros, além de dançarinos. Será um grande sarau”, disse Gabriela de Souza.
Na última sexta-feira, dia 28, em reunião com o prefeito Fernando Fernandes, a reivindicação foi colocada em pauta, mas o projeto de construção do Poupatempo já está avançado e as obras devem começar nos próximos dias. “Teremos um espaço para esses eventos onde seria o Centro Olímpico, ali serão realizadas as festas e shows da cidade”, afirmou Fernandes.
Na parte da manhã, o prefeito Fernando Fernandes entregou ao movimento as planilhas da Viação Pirajuçara que foram entregues em fevereiro de 2013 e pediam o aumento da tarifa em Taboão da Serra. A abertura das planilhas foi um dos acordos entre a prefeitura e os manifestantes na última reunião.