EM ALTA
Home

Mais dois ônibus são atacados com coquetel molotov

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

19/11/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Dois ônibus foram atacados na noite desta terça-feira, dia 17, por vândalos que tentaram incendiar os coletivos usando garrafas com gasolina. Um dos veículos foi bastante atingido pelo fogo e os motoristas tiveram que usar três extintores de incêndio para conter as chamas. Os ataques aconteceram no ponto final da linha 9, na Vila Indiana.

Na segunda-feira, dia 16, outros dois veículos já tinha sido atacados por vândalos. Um ônibus foi depredado e outro foi atingid opor coquetéis molotov. A ação nos dois dias foi muito parecida, os indivíduos estavam em motos e atacaram os ônibus nos pontos finais e usaram garrafas de plástico no ataque.

Segundo a assessoria da empresa Pirajuçara, os dois veículos que foram atacados na segunda-feira passaram por reformas e voltam a circular nesta quinta-feira. Os ônibus que foram incendiados na terça, devem demorar mais para voltarem às ruas.

De acordo com informações apuradas pela nossa reportagem, os ônibus estavam parados e vazios na rua Érico Veríssimo quando os motoqueiros chegaram. Os indivíduos jogaram uma garrafa com gasolina e uma estopa com fogo pela janela do motorista. As chamas consumiram boa parte da parte dianteira do veículo.

Os motoristas que estavam no ponto final conseguiram conter as chamas usando extintores de outros veículos. Os vândalos tentaram ainda colocar fogo em outro ônibus, mas a bomba caseira não funcionou. A Polícia Militar e a GCM fizeram diversas diligências para tentar localizar os vândalos mas não tiveram êxito.

Ação coordenada

Na segunda-feira, dia 16, dois ônibus da Viação Pirajuçara foram depredados no ponto final do Jd. Saint Moritz. Um dos veículos chegou a ser atingido por dois coquetéis molotov, o fogo atingiu a parte dianteira do ônibus. Funcionários da empresa conseguiram conter o incêndio.

Segundo informações de testemunhas, o primeiro ônibus, que faz a linha 6, foi atacado por volta das 19h40. O motorista jantava é o veículo estava parado no ponto final. Duas motos, com quatro pessoas, pararam ao lado da calçada onde o ônibus estava estacionado. Dois homens de capacete desceram das motos e com duas garrafas de plástico com gasolina até a metade, tentaram atear fogo nos coletivos.

O ônibus estava com as portas e janelas fechadas. Um dos homens forçou e conseguiu abrir uma janela. Ele acendeu um pedaço de pano que estava na boca da garrafa e jogou próximo da porta de entrada. A garrafa de plástico não estourou, ela começou a rolar dentro do corredor central.

A garrafa derreteu aos pouco e o combustível foi atingido depois de alguns minutos. Uma grande labareda cresceu dentro do coletivo. O motorista e funcionários da empresa que estavam em uma cabine próxima do local conseguiram debelar o fogo usando extintores de incêndio.

Um outro homem tentou arremessar uma nova garrfa na parte traseira no ônibus, mas ele não conseguiu quebrar o vidro e deixou a garrafa na porta. Com a chegada dos funcionários, o indivíduo não conseguiu acender o outro coquetel molotov. Os dois subiram nas motos e fugiram.

O ônibus foi levado para a delegacia de Taboão da Serra, onde a perícia seria realizada. Por volta das 21h, um outro ônibus, da linha 5, manobrava no mesmo ponto final. Uma moto com dois indivíduos passou ao lado e o garupa jogou uma pedra em um dos vidros do coletivo. O veículo estava vazio e ninguém ficou ferido.

Segundo o secretário de Trânsito e Transporte, Claudinei Pereira, a empresa continuou operando normalmente e nenhum veículo foi tirado de circulação por causa do vandalismo contra os dois ônibus. Claudinei também evitou procurar culpados pela ação. “Quem vai apurar isso é a polícia, é muito prematuro qualquer pronunciamento”, disse.

No último dia 18 de setembro, 10 ônibus das empresas Pirajuçara e Fervima (que são do mesmo dono) foram apedrejados no mesmo local. Apesar dos veículos estarem cheios, ninguém ficou ferido.

Notícias relacionadas