EM ALTA
Home

Mais de duas mil toneladas de pneus são recolhidos em Embu

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

22/03/2017 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A Prefeitura de Embu das Artes, na Grande São Paulo, divulgou um balanço no começo desta semana, destacando que desde o ano de 2014, mais de 2.200 toneladas de pneus velhos foram recolhidos no município. A coleta foi possível após uma parceria com a empresa Ecoponto, que realiza a coleta dos pneus e de outros derivados da borracha, para encaminhá-los a reciclagem ou até mesmo para a produção de outros produtos.

Segundo a prefeitura, os moradores, comerciantes e empresários da cidade, podem realizar o descarte dos pneus velhos, na sede do Ecoponto, na rua Muni Steimberg, 140, Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30. Além dos pneus, outros emborrachados desgastados também podem ser entregues, como tapetes, solas de calçados e utensílios domésticos.

Pneus estão sendo recolhidos no ecoponto instalado pela prefeitura da cidade | Divulgação

Um dos principais objetivos da ação, é que os pneus ou objetos não sejam descartados em terrenos abandonados, ou até mesmo dentro dos córregos e rios do município, o que em períodos chuvosos acaba gerando enchentes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Ecoponto (11) 4241-9652 ou (11) 4704-1018

Processo. Depois de recolhidos, os pneus são triturados e processados, dando origem à matéria-prima de diversos outros objetos como calçados, cadeiras, tapetes, vasos de plantas, calçadas emborrachadas, pisos de quadras esportivas, grama sintética, combustível para indústria de cimento, fabricação de asfalto-borracha e dutos de águas pluviais.

Impacto. A retirada dos pneus das ruas e terrenos da cidade evita o amontoamento de lixo, reduz as chances de enchentes e poluição do solo, inibe a extração de recursos naturais e contribui diretamente para a saúde pública, no combate de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo do mosquito Aedes Aegypti.

Pneu. Um estudo feito pela Universidade de Vrije, na Holanda, descobriu que todos os dias são fabricados cerca de 2 milhões de novos pneus no mundo. Ao mesmo tempo, hoje são transformados em sucata 800 milhões de unidades por ano. No Brasil, no ano de 2000, 0,5% do lixo brasileiro eram de pneus velhos. Hoje são descartados no país cerca de 17 milhões de pneus por ano.

Notícias relacionadas