Mais de 7,2 mi de veículos passaram pelos Trechos Sul e Leste do Rodoanel durante Operação Verão
Com o objetivo de proporcionar um atendimento eficiente aos viajantes que passaram pelos Trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas durante a época de férias de verão e carnaval, a concessionária SPMAR realizou a Operação Verão 2014/2015.
Durante os 67 dias de operação, entre 19 de dezembro 2014 e 23 de fevereiro de 2015, a equipe de operação da Concessionária percorreu mais de 7.300 quilômetros por dia (total de 492.931 km) e realizou mais de 100 atendimentos diários aos motoristas no Rodoanel (total de 6.812 atendimentos). Destes, 80% (total de 5.405) foram causados por problemas mecânicos ou elétricos, 14% (total de 974) por pane seca e apenas 4% por acidentes.
Foi registrada uma média de 3,7 acidentes por dia (total de 248), sendo que 80% foram de baixo impacto e com vítimas ilesas. No mesmo período houve três acidentes fatais.
Os trechos Sul e Leste do Rodoanel receberam durante toda a Operação Verão mais 107 mil veículos por dia (total de 7.233.259 veículos), sendo 77% do tráfego formado por veículos leves.
SPMAR – A Concessionária SPMAR atua, desde março de 2011, na administração do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas além de fazer a gestão da construção do Trecho Leste, no Estado de São Paulo. Sendo responsável por administrar mais de 75% do Rodoanel Metropolitano de São Paulo em operação.
Trecho Sul – do km 30 ao km 86 do Rodoanel Mário Covas, liga os Trechos Leste e Oeste do Rodoanel. O Trecho Sul é cortado pelas rodovias Régis Bittencourt (entroncamento com o Trecho Oeste) no km 30; Imigrantes no km 70 e Anchieta no km 75, além da Av. Papa João XXII, em Mauá, no km 86.
Trecho Leste – inaugurado em julho de 2014, a primeira parte do Rodoanel Leste tem inicio no km 86 do Rodoanel Mário Covas, entroncamento com o Trecho Sul, em Ribeirão Pires, e segue até o km 125 , na ligação com a Rodovia Ayrton Senna, em Itaquaquecetuba. O primeiro trecho do Rodoanel Leste já permite a ligação de dois pontos de grande importância econômica e logística do Estado, sendo a principal conexão entre as rotas que levam ao Aeroporto Internacional de Cumbica e ao Porto de Santos. O investimento e a construção do Trecho Leste foram realizados pela iniciativa privada sem onerar um centavo dos cofres públicos.