Mais de 20 mil pessoas assistem ao carnaval no Pirajuçara
A garoa fina e um certo friozinho bem que tentaram estragar o carnaval de Taboão da Serra, mas nada foi páreo para a empolgação dos quase 20 mil moradores que prestigiaram o evento neste sábado, dia 5. Nem mesmo as duas horas de atraso e o carro de som quebrado fizeram com que o público deixasse a alegria de lado.
A Liga Independentes de Blocos e Escolas de Samba (Libes) fez um belo trabalho, reforçou a estrutura com mais luz em toda a passarela, um som mais potente, camarotes para os jurados e um pórtico no início da passarela, que melhorou com o visual da passarela do samba. Foram quase nove horas de desfile, o que tornou a festa cansativa. Apesar do custo alto, Taboão da Serra merece e precisa de dois dias de desfile.
Foto: Eduardo Toledo
A passista da Imperatriz do Samba durante desfile neste sábado, dia 5
Mas não se pode reclamar, a estrutura montada pela Libes foi elogiada pelos moradores e pela imprensa. “Eu não sabia que era tão organizado o carnaval aqui de Taboão da Serra, fico orgulhoso de ver”, disse Cláudio Marquesim, morador do jd. Monte Alegre e que foi assistir ao desfile pela primeira vez.
O bloco Afoxé, ligado a cultura negra, abriu a festa com um desfile que durou quase uma hora. Em seguida, o bloco da Prevenção, formado por funcionários da saúde, desfilaram na avenida (com samba enredo próprio), distribuíram preservativos e alertaram o público do risco de doenças sexualmente transmissíveis.
Um terceiro bloco, o Candearte, que busca resgatar a tradição da Folia de Reis e da cultura do interior, também desfilou pela avenida Fernando Fernandes. O relógio corria e o público pedia samba. “Estou louco pra ver o Morro, vamos ser campeões de novo”, disse Maria Eugênia, moradora do Pirajuçara.
Em seguida foi a vez da escola Mocidade Independente do Pq. Pinheiros, que está no grupo de acesso, desfilar. Com o tema sobre feriados, a agremiação deixou o gostinho de quero mais. Outro bloco entrou na avenida às 23h40. Pela primeira vez o “Tamô Junto e Misturado”, com componentes da Libes e muitos moradores que assistiam ao desfile, passaram pela avenida em uma festa só.
O desfile das escolas do grupo especial finalmente começou. Com duas horas de atraso, a previsão inicial era que a Unidos do Redentor entrasse às 22h40, a escola fez um desfile surpreendente. “Essa foi nossa estreia no grupo e queremos fazer bonito, brigar pelo título”, disse o presidente Jair de Souza.
A Império da Vila Iase já estava preparada para entrar na avenida quando o carro de som da organização do evento quebrou. Aproximadamente uma hora de espera para que a escola pudesse entrar na avenida. A primeira campeão do carnaval taboanense, em 2007, mostrou que a tradição conta muito. Com o enredo que falou sobre a inspiração, a agremiação levantou o público e mostrou carros enormes e muito altos.
A Imperatriz do Samba mais uma vez encantou. Com muita vibração os 420 componentes da escola entraram na avenida com o vice-campeonato do ano passado engasgado na garganta. Oderlan, o presidente, agradeceu as escolas que abriram mão de desfilar neste ano. “Esse desfile é dedicado a nossas co-irmãs”, disse.
A última escola a entrar na avenida foi a Unidos do Morro. Mesmo com o horário avançado, 4h30, muita gente esperou para ver a tri-campeã desfilar e homenagear Raul Seixas. Mesmo após o fim do desfile, a bateria continuou tocando na dispersão, para a alegria do público que não parou um minuto.
Segurança
Segundo o Capitão Jayro, da 2º Cia do 36º Batalhão da Polícia Militar, trabalharam na segurança do evento cerca de 90 policiais. Nenhuma ocorrência grave foi registrada. “O pessoal veio para curtir, não tivemos nenhum problema hoje, a população veio aqui para se divertir”, disse.
Poucas autoridades compareceram ao desfiles. Apenas a vice-prefeita Márcia e os vereadores Wagner Eckstein Natal estiveram na avenida prestigiando o evento.