EM ALTA
Home

Mais 400 famílias do CSU recebem títulos de posse de suas casas

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

09/03/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Cerca de 700 pessoas acompanharam na última segunda-feira, 02, a entrega de títulos de posse para os moradores do bairro CSU/Jd. das Flores. Com o título entregue pela prefeitura, as 448 famílias agora tem seu imóvel registrado em cartório. O evento aconteceu na quadra do CSU e contou com a presença da prefeita da cidade de Sundbyberg, na Suécia, Helene Hellmark Knutsson que estava em Taboão da Serra.
 
O prefeito Dr. Evilásio Farias comentou em seu discurso que o programa de Regularização Fundiária da prefeitura é inédito e desafiador. “Nenhuma cidade da região ousou fazer um programa como este, nossa meta é regularizar 10 mil moradias e com essa entrega aqui no CSU estamos caminhando para isso”.
 
Essa foi a segunda etapa do programa de Regularização Fundiária no bairro do CSU/Jd. Vale das Flores. A primeira etapa foi em abril de 2008 e contemplou 48 famílias. Além de garantir a posse de suas moradias, a prefeitura em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Projeto Arrastão, promoveu diversas melhorias no bairro, através de um projeto de urbanização que contou com diversas etapas como pavimentação, construção de guias e sarjetas, pintura de painéis e revestimento do muro na entrada do bairro, além das intervenções nas moradias, como pintura, ventilação e iluminação.
 
O projeto continua e ainda estão previstas melhorias em mais moradias, além da construção de um prédio com 18 apartamentos para as famílias das áreas de risco. Outra etapa é a construção de um espaço multiuso para atividades da comunidade. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, o projeto também prevê obras de iluminação pública e a construção de uma praça.
 
Regularização Fundiária
Taboão da Serra tem aproximadamente 250 mil habitantes e 60 mil moradias. Destas moradias, cerca de 20 mil estão em situação irregular, são loteamentos clandestinos e favelas que não oferecem condições dignas de moradia. Desde 2006 a prefeitura vem trabalhando para regularizar esta situação 3.048 famílias já receberam o título de posse de suas casas e agora tem seu imóvel registrado em cartório e sua moradia garantida. Mais 3 mil já estão em andamento.
 
Dentre os bairros contemplados estão o Jd. Nova Esperança, Intercap, Jd. São Judas e Jd. Pôr do Sol e C.S.U. Além do título de posse, o programa de Regularização Fundiária promove melhorias nos bairros, contando com a participação da comunidade, através de reuniões e mutirões. “Esse é um trabalho árduo, que leva certo tempo. Claro que se pudéssemos já teríamos entregue todos os títulos, mas queremos fazer tudo de acordo com a lei, para dar segurança às famílias”, finaliza Ângela.

Notícias relacionadas