Macrorregião Oeste do PDT inicia ações para estimular protagonismo da juventude
A Macrorregião Oeste do PDT deu início no sábado, 26, a um conjunto de atividades que visam promover o debate político e a aproximação dos jovens da região da vida política de suas cidades. O Congresso da Juventude discutiu um dos temas mais relacionados com as pautas atuais da juventude: a redução da maioridade penal.
O Congresso aconteceu em Osasco e reuniu dirigentes e vereadores da Macrorregião: Osasco, Carapicuíba, Barueri, Cotia, Embu Guaçu, Caieiras, Araçariguama, Itapecerica da Serra, Vargem Grande Paulista, Jandira e Itapevi. Além de contar com a participação do dirigente nacional do PDT, Lúcio Maluf. Além da juventude engajada no movimento estudantil e partidário regional.
Juntos, eles reafirmaram o compromisso do partido com a luta pela não redução da maioridade penal. “Há um movimento pelo encarceramento dos jovens, que o PDT não aceita de forma alguma”, afirmou Maluf.
O coordenador nacional de formação política do movimento nacional de direitos humanos (MNDH), Julian Rodrigues Ressaltando estatísticas que apontam que no Brasil há 522 mil presos, sendo que a maioria é negro, tem menos de 30 anos e vive em São Paulo. “O discurso da redução da maioridade é contra os pobres, os negros, os trabalhadores”, arrematou.
Compromisso histórico – O compromisso histórico dos pedetistas é com a melhora das condições de vida da classe trabalhadora e isso passa por mais Trabalho, Cultura, Saúde, Esportes e Educação para os jovens. Por isso, defende a Educação em tempo integral, uma medida capaz de retirar as crianças e adolescentes da mão do tráfico de drogas e da violência.
Em nome deste compromisso, a macrorregião vaia realizar novos encontros com a juventude a fim de dialogar e construir a ação do partido com ela. “Não existe política sem os jovens. É nosso desafio garantir a participação deles junto a política”, avaliou o coordenador da macrorregião, Milton Cavalo.