Lune, líder da oposição, elogia saúde durante audiência pública
O vereador Luiz Lune (PCdoB), um dos opositores mais ferrenhos do prefeito Fernando Fernandes (PSDB), surpreendeu a todos durante a audiência pública da saúde nesta sexta-feira, dia 14. Crítico contumaz da atual administração, Lune fez um discurso onde elogiou a saúde e afirmou que o atendimento em Taboão é o melhor da região e que a cidade está no caminho certo.
Após a apresentação feita pela secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, Luiz Lune subiu na tribuna e parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração. “Quero parabenizar todos os profissionais que ajudam incessantemente e incansavelmente para a melhora da saúde. Eu vejo através dos números e fotos que Taboão realmente melhorou muito”.
Lune reconheceu que os municípios encontram dificuldade de investir em saúde e que os erros ocorridos sempre chamam a atenção. “É evidente que os erros chamam muita atenção, às vezes os munícipes nos procuram, mas a gente sabe o quão difícil é a saúde com tão pouco dinheiro para que se tenha uma saúde 100%. Mas como disse. a saúde de Taboão melhorou muito, é uma das melhores, realmente da região. Acho que estamos no caminho certo e torço para que continue”.
Lune continuou surpreendendo, tecendo elogios a deputada Analice Fernandes. “Quero parabenizar a nossa deputada estadual Analice Fernandes pelos investimentos que ela vem trazendo para nossa cidade, Poupatempo, os recursos paras as UBS sempre são bem vindos, a fatia do bolo sempre vai ser pequena, e se nao tiver uma representante lá para trazer os recursos vai ficar cada vez mais difícil”.
O discurso de Lune teve repercussão imediata, tanto os vereadores da base que estavam na audiência, quanto o prefeito Fernando Fernandes repercutiram as palavras do vereador de oposição. Em entrevista por telefone ao Portal O Taboanense, Fernandes disse que o discurso de Lune mostra “maturidade e reconhecimento até mesmo da oposição pelos investimentos feitos na saúde”.
Fernandes afirmou que: “as palavras de Lune são mais do que o simples reconhecimento pelo trabalho que a nossa equipe está desenvolvendo na cidade. Antes as UBSs não tinham médicos, nós fizemos uma grande revolução na saúde da cidade, inauguramos a UPA, contratamos médicos e estamos fazendo muito mais”, disse o prefeito.
Apesar dos elogios, Fernandes disse que não ficou surpreso com o discurso. “A oposição faz esse papel de criticar, mesmo quando as coisas vão bem, é o papel deles, mas a gente sabe, que no fundo, eles reconhecem a nossa administração. O fato do Lune ter falado publicamente isso me deixa feliz, satisfeito, porque sabemos e acreditamos que estamos no caminho certo”.
O vereador Eduardo Nóbrega (PR) chegou a usar a tribuna para, ironicamente, parabenizar Lune pelo discurso. “O discurso do Lune hoje é irretocável, gostaria de pedir a imprensa dessa cidade, que estampe nas manchetes dos jornais o que disse o vereador Luiz Lune, o de hoje, não o das terças-feiras que vem aqui na sessão e arrebenta com a nossa saúde, que vem aqui na sessão e faz de cada fato que acontece na cidade um alarde sensacionalista”.
Nóbrega, que teve um intenso debate com Lune na terça-feira, durante a sessão, continuou alfinetando: “Gosto muito desse microfone, sempre uso a tribuna para debater, pra defender o governo e nunca me escondi atrás de nenhuma situação que não fosse a verdade. Mas hoje, por mais que eu me esforce, por mais que eu busque nos meus cinco anos de Direito, por mais que eu tente encontrar discurso que possa tocar no coração de alguém aqui, eu não vou conseguir superar o insuperável vereador Luiz Lune”.
Na audiência pública outro vereador de oposição que elogiou, mais moderamente, a atual administração da saúde foi o petista Professor Moreira: “Quero cumprimentar nossa querida Dra. Raquel, pelas obras que estão sendo realizadas, principalmente no Jd. Clementino onde temos uma demanda grande por lá, e desde quando fui presidente da associação de moradores que já fazíamos essas cobranças, no primeiro governo do prefeito atual Fernando Fernandes para que tivéssemos essa UBS”.