EM ALTA
Home

Linha Amarela do Metrô é uma das mais modernas do mundo

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

31/03/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Notícia publicada no Blog do Toledo

A longa espera promete valer a pena. A nova linha do Metrô, que vai atender a região, é considerada uma das mais modernas do mundo. Com a inauguração das estações Paulista e Faria Lima, previstas para acontecer até sábado, os usuários vão utilizar trens modernos e estações planejadas, além de inovações dignas das melhores ficções científicas.

A primeira novidade é que os trens circulam sem operadores, todas as manobras são controladas do pátio Vila Sônia. Ao todo, serão 14 trens nessa primeira fase de implantação do ramal. Todos os vagões têm passagens livre entre eles, possibilitando mais conforto e evitando aglomerações nos horários mais movimentados. Os trens possuem também ar-condicionado, som ambiente e painéis informativos eletrônicos. Quem já viu, garante: um verdadeiro luxo.

No terminal Paulista, que já está em fase de teste, uma esteira de 100 metros facilita a movimentação dos passageiros. A tendência é que outras estações da linha também sigam o mesmo padrão. Outra boa novidade é que cada parada terá pontos de conexão a internet wi-fi (sem fio) gratuitamente para os usuários do Metrô. Já dá pra navegar enquanto se espera o próximo trem, que o Governo do Estado promete que será bem curto, cerca de um minuto e quinze entre as viagens.

Mas sem dúvida a grande atração dessa linha será um novo e moderno sistema de segurança. Paredes de vidro vão impedir que os usuários sofram acidentes nas plataformas. Essas paredes se abrem apenas com a chegada dos trens. A Linha Amarela é a primeira a fazer a transposição subterrânea do rio Pinheiros. O Metrô vai passar 15 metros abaixo do leito, uma verdadeira obra de engenharia.

Após a conclusão das obras, prevista apenas para 2012, a Linha Amarela terá 12,8 quilômetros, ligando a Vila Sônia até a nova estação da Luz. Orçada em 2,1 bilhões de reais, o ramal vai atender mais de 1 milhão de passageiros por dia.

Notícias relacionadas