EM ALTA
Home

Lei que abre campeonatos de Taboão para “estrangeiros” gera polêmica

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

28/04/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Por Joana Galdino

A lei de autoria do vereador Valdevan Noventa que libera a participação de atletas de outras cidades nos campeonatos de futebol de Taboão da Serra está gerando uma grande polêmica. Aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeitura, a proposta libera o número de atletas “estrangeiros” que era limitada em seis jogadores por clube.

Com a lei do vereador Valdevan Noventa, as equipes participantes dos campeonatos de futebol de campo e salão da 1ª e 2ª divisão, seletivas, veteranos e “masters”, no esporte em competições no município de Taboão da Serra, poderão inscrever atletas, que não são munícipes nos jogos ou competições.

Foto: Eduardo Toledo

Vereador Valdevan Noventa, autor da lei que aumenta a cota de jogadores fora da cidade

No artigo de lei anterior, de autoria do ex-vereador Ismael Macedo, só poderiam participar até seis jogadores de outras cidades, cerca de 20% da equipe.Já com a mudança no artigo, a nova lei permite a participação dos atletas das equipes de outra cidade sem limites de quantidade.

A lei causou polêmica e duvidas na área do esporte, por esse motivo, no último dia 12, data da publicação da lei, foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Taboão da Serra, onde estavam presentes o secretário, Luiz Lune e vários diretores esportivos do município.

Segundo Lune, a lei tira o direito dos taboanenses de participarem das competições e ter acesso ao esporte e o lazer, “os moradores de outra cidade acabam ocupando as vagas dos munícipes”. Na visão dele, os atletas de outros municípios não tem compromisso com a cidade e alguns deles acabam agredindo árbitros e outros competidores, como não são munícipes não sofrem punições, simplesmente saem da competição sem nenhuma represaria.

O vereador Valdevan Noventa já pensa diferente. De acordo com ele, a lei ajuda o Conisud (Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste da Grande São Paulo), que tem como lema integrar e fortalecer a região com a união dos municípios. “Existe essa união entre as cidades da região, já temos até um campeonato regional, a Copa Conisud, que reforça a integração dos atletas da região”.

O secretário Lune disse que mesmo sendo contra a proposta, reconhece o lado positivo na mudança do artigo, para ele a participação de atletas de fora da cidade irá aumentar a competitividade nos campeonatos. O secretário relatou também que o vereador Valdevan Noventa, está empenhado com as questões relacionadas ao esporte.

Alguns dos Diretores do Esporte ficaram em dúvida e até contra a nova lei, mas o vereador Valdevan Noventa, argumentou que é e está a favor do esporte sempre, “a competição entre atletas da cidade e de municípios vizinhos é saudável, o importante é usar o esporte como uma ferramenta de inclusão social e oportunidade para a população”.

Notícias relacionadas