Largo da Batata, em Pinheiros, é tema de programa de TV
O quinto episódio da série Arquiteturas irá abordar outro espaço conhecido e presente na vida dos paulistanos, o Largo da Batata, em Pinheiros. O capítulo vai ao ar pelo SescTV, com direção do jornalista Paulo Markun e do cineasta Sergio Roizenblit, no sábado, 28 de novembro, às 21h.
Com 26 episódios, de 26 minutos cada, Arquiteturas fala sobre espaços públicos cujo uso e ocupação foram alterados pelos usuários e moradores.
Nos últimos anos, a paisagem mudou no bairro de Pinheiros, mas nem todas as mudanças melhoraram o local, com destaque negativo para uma extensa área de concreto sem bancos ou vegetação. No final de 2013, moradores incomodados com o resultado da reforma feita ali e com a não execução de alguns itens do projeto de requalificação, resolveram debater possibilidades de intervenções no lugar. Cinco anos depois, o Largo da Batata ganha nova vida e hoje recebe shows e eventos.
O Largo
O Largo da Batata possui este nome devido à concentração de vendedores de batata no Mercado Caipira nos anos de 1920. Com o tempo o espaço se tornou conhecido como Mercado de Pinheiros. A urbanização do bairro se deu no entorno desse mercado, local de convergência pública. No início, com os bondes que vinham do centro; hoje, com o terminal de ônibus (em construção) e as estações de metrô Faria Lima e Pinheiros. Por sua vocação comercial, a região concentrou lojas populares, enquanto no resto do bairro prevaleceu o caráter residencial.
A região também vive um resgate da cultura nordestina, que já existia ali. Periodicamente há shows de forró e feiras gastronômicas com pratos típicos. Atualmente, a esplanada do Largo da Batata mantém um calendário de atividades bastante dinâmico.
Segunda temporada
“A proposta é colocar em discussão a relevância da arquitetura como debate público e como peça importante do mosaico social. Assim, um elemento que torna um edifício singular também pode ser uma marca das muitas explicações daquela sociedade”, explica Paulo Markun, um dos criadores de Arquiteturas, ao lado de Sérgio Roizenblit. O cineasta, por sua vez, afirma: “Procuramos olhar o que estava acontecendo nas ruas, que têm uma dinâmica e uma vida próprias”, conta.
No dia seguinte à exibição de cada episódio, o público tem esse conteúdo disponível no site arquiteturas.sesctv.org.br – onde também estão fotos de bastidores, informações sobre novos episódios e vídeos inéditos relacionados à temporada.
Nascimento do projeto
Arquiteturas foi criada em 2013 pela Revanche Produções e Miração Filmes e realizada pelo SescTV. Firma-se na proposta de uma abordagem aprofundada do tema, mostrando que a arquitetura pode ser tão importante para explicar o homem, seu entorno e sua época, quanto a arte, a cultura e a história.
Sobre o SescTV
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil.
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclo temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.