Laércio Lopes afirma que zoológico de Taboão não irá fechar
O Parque das Hortênsias e zoológico de Taboão da Serra em breve passará por uma grande reforma. De acordo com o secretário de Cultura, Laércio Lopes, “teremos o melhor zoo do estado de São Paulo”. A prefeitura aguarda autorização do projeto, enviado ao Departamento de Fauna (DeFau), para iniciar as obras.
“O zoológico vai permanecer, a população não quer o fechamento. Depois da reforma dos recintos, vamos manter uma parceria com a Mata Ciliar, que nos fornecerá alguns animais que não podem voltar à natureza e precisam de cuidados”, declarou Lopes.
O secretário informou que o zoológico receberá apenas animais de pequeno e médio porte. O único bicho nesse padrão que está no parque é a leoa Helga, que em breve será transferida. “Os animais grandes, como os felinos, por enquanto estão descartados”.
Além da reforma dos recintos dos animais e do parque, o local receberá, conforme previsto no projeto, um auditório. “Nossas estruturas estão defasadas, mas após a reforma teremos o melhor parque do estado. E seremos receptores de animais. Lá não será um simples zoo para exposição, [o parque] terá um auditório para aulas de educação ambiental. O parque é patrimônio da cidade, não pode acabar”, disse o presidente da secretaria do Meio Ambiente da Câmara de Taboão, vereador Ronaldo Onishi.
Assim que o projeto for aprovado, a prefeitura terá até dois anos para concluir a reforma. “O termo que assinamos com o Ministério Público nos dá 24 meses para reforma. Eu acredito que assim que o DeFau nos autorizar, essa reforma deve durar em torno de um ano”, informou Lopes.