Justificativa eleitoral pode ser feita pela internet
Nely Rossany
Os eleitores que deixaram de votar nas últimas eleições, em outubro, podem fazer a justificativa pela internet e assim não precisam mais se deslocar para um Cartório Eleitoral. O prazo para justificar a ausência nas eleições termina nesta quinta-feira, 4 de dezembro.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) disponibilizou uma ferramenta no seu site www.tre-sp.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral. Basta acessar o link, preencher os dados e seguir as instruções. O eleitor deve anexar documento que comprove o motivo.
Para os que não têm acesso à internet, é preciso procurar o Cartório Eleitoral mais próximo também até esta quinta-feira. Pessoalmente ou pela internet, a justificativa não é automática e só é deferida após a análise do Juiz eleitoral. O eleitor que fizer a justificativa pela internet poderá acompanhar o andamento do pedido também pelo sistema Justifica.
Quem perder o prazo ou não tiver a justificativa aceita terá que pagar multa para regularizar a situação. Para os que deixaram de votar exclusivamente no segundo turno (26/10), o prazo de justificativa acaba dia 26 de dezembro.
Mais informações pela Central de Atendimento do TRE-SP no telefone (11) 3130-2100 ou 148 (ligação local para o Estado de São Paulo).