EM ALTA
Home

Juíza vai diplomar candidatos eleitos no dia 18

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

08/12/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A juíza eleitoral Flavia Castellari vai diplomar os candidatos eleitos no próximo dia 18, às 10 horas da manhã, na Câmara Municipal de Taboão da Serra. Na solenidade, a magistrada vai diplomar os 13 vereadores e o prefeito Evilásio Farias. A diplomação é a etapa final do processo eleitoral. 

Diplomação é o ato por meio do qual a Justiça Eleitoral concede o diploma aos candidatos eleitos e aos suplentes. É o diploma que declara que determinado candidato foi eleito para o cargo ao qual concorreu, ou tornou-se suplente. 


O chefe do cartório eleitoral, Fábio Gomes

 
Em princípio, o diploma garante a posse e o exercício do mandato pelo candidato eleito. Há casos em que o diploma pode ser invalidado ou cassado, se houver a prática de atos proibidos por lei durante a campanha, como abuso do poder econômico, arrecadação ou gastos irregulares de recursos.
 
De acordo com o chefe do cartório Eleitoral da 324ª Zona Eleitoral, Fábio Gomes Pereira, os 13 vereadores eleitos no dia 5 de outubro e o prefeito Evilásio Farias já apresentaram a prestação de contas da campanha, que é um dos pré-requisitos fundamentais para que o candidato eleito seja diplomado e em seguida tome posse do cargo.
 
“O processo eleitoral termina com a diplomação dos candidatos”, salienta Fábio Gomes.Ele explica que imediatamente após a contabilização dos votos das urnas eletrônicas a eleição foi homologada.
 
A expectativa em torno da diplomação dos candidatos escolhidos pela população na eleição é grande na cidade. Especialmente entre os novatos a data é aguardada com ansiedade.
 
Depois da diplomação, o dia mais esperado pelos representantes escolhidos pelo povo na última eleição é o 1° de janeiro de 2009. Na data, eles tomam posse dos cargos e começam a trabalhar de fato pela cidade.
 

Notícias relacionadas