Judoca Nelson Onmura anuncia aposentadoria após o Mundial
Aos 55 anos, o judoca Nelson Hirotoshi Onmura, faixa Coral de 6º Dan e multi-campeão, se prepara para a aposentadoria. O atleta está treinando para disputar, segundo ele, pela última vez como competidor, o Mundial Grand Masters de Málaga, na Espanha, que acontecerá em setembro. Neste final de semana, ele sagrou-se bicampeão da Copa São Paulo de Judô, em São Bernardo do Campo.
“Eu juro que este será meu último ano como atleta. Resolvi que vou treinar direitinho para eu encerrar minha carreira de competidor com boas lutas. Quero treinar para ser tetracampeão Mundial Grand Masters no final de setembro, mas se não for, pelo menos quero fazer uma boa apresentação”, diz Onmura.
Em 2013, Onmura disputou a Copa São Paulo de Judô e o Campeonato Paulista Grand Masters, e mesmo sem estar em excelente forma física, sagrou-se campeão nas duas competições. “Apesar de ter saído vitorioso nos dois campeonatos, estava em péssimas condições [físicas], o que me fez desistir de lutar o mundial de Abu Dahbi ano passado. Este ano vou treinar bastante”, disse.
Há uma semana o atleta iniciou uma maratona de treinamentos. “Vou fazer dois treinos físicos e dois treinos técnicos. Espero estar bem até o Mundial, vou fazer um esforço tremendo”, comentou. Mas até chegar setembro, Onmura terá pela frente outros desafios, um deles será o Campeonato Paulista Grand Masters.
Onmura, que também é treinador da equipe de judô de Taboão da Serra, garante que a aposentadoria será somente como atleta, se afastar dos tatames, está fora de cogitação.
“Eu não sei como vou ficar após encerrar minhas competições, pois adoro competir, só o tempo dirá. Mas essa aposentadoria será só das competições, dos tatames nunca. Quero continuar atuando como técnico na secretaria de Esportes. Realizar meu trabalho ajudando as crianças, formando cidadãos, e quem sabe campeões também. Campeões da vida e do esporte”, declarou o treinador.
Desde que começou a competir em 1970, Nelson Onmura, ficou apenas um ano sem participar de competições. “Eu participo de competições há 43 anos, meu título mais importante foi nos Jogos Pan-americanos de 1987, onde fui medalha de prata”, lembra.
Onmura tem uma vasta lista de títulos: Campeão Pan-americano, Campeão Sul-americano, Campeão Latino americano, Campeão Ibero Americano, 3º colocado na Copa Canadá, 4º Colocado no Torneio do México, 3º colocado na Copa Kodokan Pan-americana duas vezes, mais de oitos vezes campeão dos Jogos Regionais, Campeão dos Jogos Abertos do Interior, Campeão dos Jogos Abertos Brasileiros, Campeão Brasileiro
Universitário, Campeão Paulista Universitário, Bi- Campeão Carioca de Judô, mais de 20 títulos de Campeão Brasileiro e mais de 20 títulos de Campeão Paulista como Juvenil, Juniores e Seniores e Grand Masters.