José Carlos de Macedo Soares será reaberta sábado
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————-
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
Os motoristas de Taboão da Serra e região finalmente poderão voltar a utilizar a avenida José Carlos de Macedo Soares, no Centro. A via foi interditada em 2009 por conta do desabamento das margens do Córrego Pirajuçara e desde então passou por diversas obras. No sábado, às 15 horas, o local será reaberto com direito a cerimônia de ‘reinauguração’ realizada pelo prefeito Evilásio Farias.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte, a expectativa é que com a via funcionando, o fluxo de carros da área central diminua em de 40% a 50%, por conta dos veículos que se utilizam da via verde como rota alternativa seguindo o córrego Pirajuçara até a estrada do Campo Limpo.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Abertura da avenida vai diminuir em até 50% fluxo de veículos na região central de Taboão
De acordo com um levantamento da Secretaria, o motorista deve levar de 12 a 15 minutos para ir do bairro Pirajuçara até a estrada do Campo Limpo.
Obras
Desde janeiro de 2009, a avenida José Carlos de Macedo já passou por diversas obras. Primeiro foi preciso fazer a canalização do córrego e reforçar suas margens que desabaram. O asfalto foi revitalizado e calçadas foram refeitas. A iluminação e a adequação da sinalização, tanto no solo quanto as placas também fizeram parte das obras.
Os semáforos para os carros e para os pedestres já estão em funcionamento, mas a via ainda deve ganhar ainda um projeto paisagístico, com o plantio de mudas no canteiro central. A obra ainda deve ter uma segunda fase, que vai contar com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A prefeitura fará o trabalho de contenção de encosta para evitar desmoronamentos próximo ao cruzamento com a rua Caetano Barrela.
Atraso
A Gazeta SP acompanha desde outubro do ano passado, o impasse da liberação da avenida e o prazo inicial para a conclusão era janeiro de 2012. Entre os motivos do atraso estava a liberação de verba do Governo Estadual e também a retirada e adequação de postes da Eletropaulo. No final de janeiro, a prefeitura publicou na imprensa oficial a prorrogação da obra até julho.
Na matéria, informamos que a inauguração aconteceria às 16h, mas o horário marcado pela prefeitura é 15h.
Gazeta SP – Todos os direitos reservados
É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da Gazeta SP