Jornalista André Roberg, de Juquitiba, morre aos 46 anos
O jornalista André Raeder Roberg, proprietário do jornal Folha BR, de Juquitiba, faleceu na noite deste domingo, dia 2, no Pronto Atendimento da sua cidade. A causa da morte ainda não foi confirmada pelos médicos, mas a suspeita é uma grave complicação respiratória, provavelmente pneumonia.
A família de André Roberg confirmou que o velório está sendo realiado no Centro Cultural de Juquitiba o sepultamento está marcado para o cemitério da cidade, às 17h. O jornalista era solteiro, não tinha filhos e deixa o irmão, Wladimir Raeder, fotógrafo que atua na região. Roberg nasceu em São Vicente e tinha 46 anos.
O jornalista chegou a postar, por volta da meia noite de domingo, uma mensagem em seu Facebook dizendo que estava sendo bem atendido no Pronto Atendimento. “No PA com 20X12… Na sala de urgências com o melhor atendimento do mundo. Quanto orgulho e gratidão tenho da minha cidade”.
Cerca de uma hora depois, André ainda postou uma chapa do pulmão e disse que estava sofrendo de hipertensão e insuficiência respiratória. “Negligente com a saúde mereço o desconforto e o susto. Atendimento até agora nota 10”. Foi a última postagem do jornalista. Por volta das 22h teve uma crise respiratória e acabou falecendo.
Roberg sempre foi um jornalista polêmico, muito ativo na região, fez várias denúncias, chegou a ser ameaçado de morte e foi agredido diversas vezes durante o exercício da profissão.
Pelas redes sociais diversos amigos, leitores e políticos lamentaram a morte do jornalista. Gilsimar Domingues Paz escreveu que “apesar das divergências, das diferenças era um homem bom, de respeito de inteligência e conhecimento”.
A ex-funcionária do Folha BR, Maria Paula Paz, escreveu um comentário carregado de sentimento. “Acabo de perder a pessoa que mais me incentivou na vida profissional. A oportunidade que ele me deu em seu jornal me abriram muitas portas. A cobrança por pautas, o modo com que acreditava no meu sucesso”.
E continuou: “Pois é André Raeder Roberg infelizmente eu acabo de deixar Juquitiba para trabalhar na Editora Abril, você acaba de deixar o mundo… E é com tristeza que expresso meus sentimentos… Você sempre amou Juquitiba… Aqui fica o meu muito obrigada!”.