Home
›
Jorge Costa quer recuperação de estrada vicinal em Itapecerica
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa (PMDB) participou de uma audiência nesta último dia 21 com o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Delson José Amador. A reunião foi intermediada pelo deputado João Caramez, que também participou do encontro.
Jorge Costa aproveitou a audiência para solicitar a Amador a recuperação de cerca de seis quilômetros da estrada dos Mandus, na região Central de Itapecerica da Serra. O superintendente se colocou à disposição para atender ao pedido e informou que a recuperação da vicinal pode ser considerada uma realidade muito próxima.
Para o deputado Caramez, o investimento do governador José Serra na recuperação e pavimentação de todas as vicinais paulistas “é fundamental para garantir aos municípios mais segurança aos usuários dessas estradas, facilidades no escoamento da produção local e, principalmente, promover o desenvolvimento da economia local”.
Pró-Vicinais
Na semana passada, Serra aprovou a liberação de convênios entre o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e 526 municípios paulistas que tem como objetivo a recuperação e pavimentação de estradas vicinais em todo o Estado, que fazem parte das etapas 3 e 4 do Programa Pró-Vicinais e do Programa de Pavimentação de Vias Municipais.
Até o final de 2010, somadas às etapas 1 e 2 do programa, serão reformados 12 mil quilômetros de estradas. Incluindo-se o conjunto do Pró-Vicinais com o Programa de Pavimentação, o Estado de São Paulo terá 15 mil quilômetros pavimentados.
Somente neste anúncio, feito no dia 15, o governador garante a realização de 1.158 obras, distribuídas praticamente em todas as cidades do Estado de São Paulo. Até o final do próximo ano, Serra terá investido aproximadamente R$ 5 bilhões para a recuperação de estradas pertencentes aos municípios.
Nas etapas 1 e 2 do Pró-Vicinais, lançado no ano passado, foram destinados R$ 1 bilhão para a recuperação de 4,6 mil quilômetros. As obras começam neste primeiro semestre e vão melhorar a vida de quase 35,5 milhões de pessoas – equivalentes a 70% da população do Estado.
A malha rodoviária do Estado de São Paulo possui 197,7 mil quilômetros, sendo que 175,8 mil quilômetros são de estradas municipais.