EM ALTA
Home

João Medeiros escreve sobre os objetivos da educação em Taboão

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/02/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Por João Medeiros

A gestão da educação é constituída por desafios constantes, sendo  fundamental estruturar os projetos e programas, em bases teóricas sólidas, para implementar  a política educacional do Município.

As pesquisas apontam que investir na formação dos profissionais da educação é um dos instrumentos para a melhoria da qualidade de ensino. Em 2013, com o programa  “Circulando Saberes e Fazeres da Rede”, investimos nas equipes gestoras das escolas com a elaboração e discussão  das propostas pedagógicas, que não ficaram restritas às escolas, foram debatidas em grupo de Diretores no Gabinete do Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia.

Nas reuniões mensais do Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia e nas reuniões dos  supervisores dos setores, os Diretores  refletiram  sobre o ofício do gestor escolar.  Atualmente, está sendo objeto de estudo pela equipe gestora o livro “O que revela o espaço escolar” produzido pelo CEDAC – Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária –  com  a finalidade de melhorar a qualidade do serviço prestado pelos Diretores à comunidade.

Neste ano, também será desenvolvido, em parceria com o CEDAC, o projeto “Experimentações estéticas em creches” com 60 horas de  ações formativas em serviço com os coordenadores pedagógicos, professores, auxiliares de Classes e Assistentes de Desenvolvimento Infantil  de algumas creches.

Os Coordenadores das escolas realizaram encontros mensais com a equipe de formação da SEDUC para refletir sobre o Projeto Pedagógico e os instrumentos metodológicos de formação  do coordenador e do professor.

O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, em parceria com o Governo Federal,  foi oferecido aos docentes que atuam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

As avaliações aplicadas, em 2013, para aferir o desempenho educacional dos alunos da rede por meio do SAREF – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Ensino Fundamental – possibilitaram diagnosticar e orientar as ações da SEDUC, por isso, definimos que no ano de 2014 será dada ênfase ao ensino da matemática.

Em síntese, em 2014, além da sequência do PNAIC com a alfabetização matemática, o Matematicando será o fio condutor da Secretaria de Educação e consubstanciado nos projetos Mente Inovadora, na matemática descomplicada e na Khan Academy.
 


Prof. João Medeiros de Sá Filho é Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra

Notícias relacionadas