Jardim Santa Rosa sofre com descarte de entulho
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————-
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
A avenida Intercontinental, que marca a divisa entre os municípios de Taboão da Serra e São Paulo chama a atenção pela quantidade de entulho descartado em suas margens. Próximo á praça Santa Rosa, no lado de Taboão, a esquina com a rua Salvador Peluso Basile, é ponto de descarte de entulho constantemente.
A menos de 100 metros do local, o monte, segundo os moradores, não para de crescer. “O pior é que nós sabemos quem joga, são os carroceiros da favela do Gelo, nós falamos que não é para jogar, mas não adianta. Aí aqui fica cheio de insetos e ”, disse um morador que não quis se identificar, que mora em frente ao local onde o entulho é descartado.
Foto: Thiago Neme | Gazeta de SP
Ponto de descarte de entulho às margens da Avenida Intercontinental
A ‘favela do Gelo’, a qual o morador se refere é uma ocupação irregular na avenida Intercontinental, mas do lado de São Paulo. Segundo o morador, os carroceiros passam com carrinhos de mão, em casas que estão sendo construídas ou reformadas e se oferecem para recolher o entulho em troca de dinheiro. “A pessoa paga e não sabe aonde o cara vai depositar a sujeira”, diz indignado o morador que sente medo de represálias.
Próximo dali, na praça Santa Rosa, todos os dias funcionários da Viva Ambiental, empresa de limpeza pública, recolhem o lixo e varrem a rua, mas não é papel deles recolherem entulho. “Todo o dia é a mesma coisa, as pessoas jogam até resto de móveis aqui”, contou o funcionário.
Outro local, no mesmo bairro que sofre com a sujeira é o escadão ao lado da Escola Estadual José Roberto Pacheco. A reportagem encontrou sacos de entulho e até uma cama jogada próximo aos degraus.
Procurada pela Gazeta SP, a Assessoria de Imprensa da prefeitura disse que a Secretaria de Manutenção retira constantemente entulho e lixo do bairro, mas alerta que é preciso a ajuda da comunidade para denunciar pessoas que descartam irregularmente material em desuso nos pontos citados.
Ainda segundo a Assessoria, a limpeza dos locais será realizada em até três dias. A prefeitura orienta os moradores que denunciem imediatamente quando se depararem com pessoas jogando lixo, entulho e móveis nas vias públicas e calçadas à Guarda Civil Municipal (153). As reclamações podem ser protocoladas na Ouvidoria nos fones: 4788-5449.
Quem for flagrado descartando entulho irregularmente está sujeito à multa no valor R$ 396,14 e se estiver com descarregando material com caminhão ou outro veículo, a multa é de até R$ 1.800,00 e o veículo é apreendido. Além disso, a pessoa é obrigada a retirar o entulho do local na hora.
Gazeta SP – Todos os direitos reservados
É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da Gazeta SP