Jabutis são removidos depois de ataques de vandalismo
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————–
Ao que parece o novo passatempo de alguns adolescentes está sendo maltratar animais do zoológico da cidade de Taboão da Serra. Mais um caso de jabuti atirado na jaula dos jacarés foi registrado na cidade na última semana. O primeiro ocorreu no dia 9 de outubro do ano passado, quando três menores de idade decidiram atirar um jabuti na jaula dos jacarés para filmar o animal sendo devorado. Ele foi salvo, mas ficou em estado grave.
O segundo caso aconteceu três meses depois, quando pessoas ainda não identificadas fizeram o mesmo que os adolescentes, porém neste último caso não houve um final tão feliz, o jabuti acabou morrendo após os ferimentos sofridos. Após o segundo caso a administração do Parque das Hortênsias decidiu mudar os jabutis de local para evitar novos casos de vandalismo.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
O biólogo Rodrigo Xavier: indignação contra vândalos
No segundo caso a veterinária do zoológico constatou o óbito do animal na manhã do último dia 8 de janeiro, data do incidente. Rodrigo Xavier, biólogo do Parque, ao tomar conhecimento dos fatos acionou a Guarda Civil Metropolitana para relatar o crime. O Boletim de Ocorrência foi feito no 1º DP da cidade. Na mesma semana os jabutis foram transferidos de jaula. “A mudança foi emergencial. Você nunca pensa que uma coisa desse tipo vai acontecer, isso nunca tinha acontecido. O recinto em que os jabutis estão agora tinha como objetivo trazer novos felinos”.
Não só os jabutis foram transferidos, mas também os cágados tiveram que mudar para outro recinto. Segundo Xavier, na ausência dos jabutis, os cágados estavam sendo as vítimas dos vândalos. Dois deles foram arremessados para os jacarés, mas foram salvos. Como solução para o problema, Xavier conta que irá fechar todo o recinto dos jabutis e dos cágados. A administração do zoológico estuda a possibilidade de GCMs ficarem na entrada do parque, durante 24 horas por dia.
De acordo com o biólogo em alguns zoológicos os jacarés convivem na mesma jaula dos cágados e dos tigres d’água (outra espécie de tartaruga). Rodrigo até brinca ao dizer que os jacarés do Parque das Hortênsias são um tanto violentos. “Eram cinco aqui, mas três foram mortos pelo casal de jacarés que está aqui hoje. Tem lugares em que eles ficam na mesma jaula que os tigres d’água e não acontecem nada”.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do município. Há a suspeita de que tenham sido os mesmos jovens que praticaram o ato da primeira vez, mas até o momento os criminosos ainda não foram identificados.