EM ALTA
Home

IPTU em Taboão da Serra vai subir 5,4% em 2011

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/12/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

A prefeitura de Taboão da Serra vai anunciar nos próximos dias um aumento no IPTU de 2011. Apesar do polêmico aumento que entrou em vigor neste ano, a correção prevista para o próximo ano gira em torno de 5,47%, segundo apurou a reportagem do Portal O Taboanense.
O secretário de Finanças, Maruzan Corado, cofirmou nesta segunda-feira, dia 6, a informação, mas disse que não se trata de aumento e sim de “correção prevista em Lei e que o índice não ficou acima da inflação”.

Foto: Eduardo Toledo

Maruzan Corado, secretário de finanças do prefeito Evilásio Farias

“Não se trata de aumento, tivemos que atualizar os valores em 5,47% percentual da variação do índice IPCA/IBGE, porque somos obrigados por lei. Taboão da Serra fez uma projeção da inflação de janeiro a dezembro de 2010, e a reposição corresponde ao valor real”, garantiu Maruzan Corado.

Apesar de se tratar de apenas uma correção, alguns moradores se mostraram indiganados. “Mais aumento? Não acredito, é lógico que isso é aumento. Vou ter que desembolsar mais dinheiro. Isso é uma vergonha”, fala indignada dona Francisca Victorino, que em 2010 teve aumento de 100% no IPTU. 

Segundo Corado, Taboão da Serra hoje usa essa arrecadação tão somente para custear as despesas públicas. A coleta, transporte e o destino final do lixo custam ao município R$ 30 milhões. “Esse é um serviço muito caro e praticamente consome toda a arrecadação do IPTU”, disse.

Em 2010 o IPTU sofreu aumentos altíssimos em diversos casos e isso provocou muitos protestos na cidade, mas o secretário acredita que desta vez a população não irá protestar.

“Tenho absoluta certeza, as pessoas estão mais conscientes, tivemos o cuidado de esclarecer, e vamos continuar esclarecendo a população, que a arrecadação do IPTU é imprescindível para a cidade. Aliás, 100% do valor arrecadado é aplicado em despesas públicas, e não estou falando em manutenção das ruas, pavimentação, tapa buraco, por exemplo. Porque Taboão é uma das poucas cidades que não cobra pela manutenção o que é permitido por Lei, Taboão dá de graça para a o cidadão essa e outras benfeitorias”, ressaltou.

Apesar do grande aumento, a arrecadação de 2010, não foi a esperada. “Vamos apenas cumprir nossas metas fiscais. Muita gente ainda não pagou, mas nós vamos buscar essa receita. A arrecadação de Taboão está muito aquém do esperado, dois shopping centers em São Paulo pagaram de imposto o que nossa cidade arrecadou até agora, isso é um absurdo, um município com mais de 70 mil imóveis e grandes empresas”, comenta Corado.

Uma Lei aprovada pela Câmara prevê para 2011 descontos de 50% para pagamento à vista e 30% para o pagamento em três parcelas iguais.  Segundo o secretário de Finanças, os moradores da centralidade, de acordo com o Plano Diretor, tiveram maior valorização de mercado, para compensar o impacto eles serão beneficiados com desconto de 50% para pagamentos à vista, parcelado em três vezes 30% ou em 12 vezes sem desconto.

O secretário explica: “Os imóveis que ficam na centralidade tiveram uma valorização muito superior ao mercado, para compensar esse impacto, o plano diretor prevê que eles tenham um desconto maior no pagamento à vista”, finaliza Corado.

Para as demais áreas as opções são as seguintes: parcela única 30% de desconto para todos os imóveis residenciais e comerciais, parcelado em três vezes 20% de desconto para todos os imóveis residenciais e comerciais ou o contribuinte também pode optar para efetuar o pagamento em 12 vezes iguais sem desconto. Os carnês chegam no início de 2011.

 

Notícias relacionadas