Home
›
Instituto C&A e Fundação Heydenreich inauguram biblioteca comunitária em Taboão da Serra
5 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
No último sábado, dia 17, Taboão da Serra ganhou uma biblioteca comunitária criada a partir de uma parceria do Instituto C&A com a Fundação Heydenreich, por meio do Programa Prazer em Ler, que visa a promover a formação de leitores e a desenvolver o gosto pela leitura junto às crianças e adolescentes. Atualmente, 79 instituições sociais participam do Programa Prazer em Ler em todo o Brasil.
A Biblioteca Comunitária Dietmar Heydenreich funciona dentro do Lar Jane Suzane, no Jardim Mirna e contará com um acervo de 1,1 mil exemplares e vai promover diversas atividades, como sessões com contadores de história e oficinas de leitura e de confecções de livros infantis. Desse modo, a Fundação Heydenreich quer incentivar as crianças e os jovens da comunidade a descobrir o prazer de ler.
Foto: Eduardo Toledo
A família de Dietmar Heydenreich durante inauguração da biblioteca que leva o seu nome
A Biblioteca terá duas salas de leitura. A primeira delas funcionará dentro do projeto Uirapuru, realizado pela Fundação Heydenreich. Esse projeto atende 60 jovens de escolas públicas que têm de 15 a 19 anos. O Uirapuru oferece aulas de comunicação, matemática, inglês, gestão e práticas profissionais para assistentes administrativos.
O objetivo é que os jovens se utilizem desses conhecimentos para se inserir no mercado de trabalho. A segunda sala de leitura será montada na Creche Lar Jane Suzana, que pertence à Associação Cristã Feminina de São Paulo e recebe o apoio da Fundação há oito anos. A creche cuida, em período integral, de 90 crianças da comunidade (de 4 meses a 6 anos de idade).
Programa Prazer em Ler
O Programa Prazer em Ler foi criado em 2006 e suas ações estão organizadas em torno de três frentes: desenvolvimento de projetos de leitura em diferentes espaços institucionais (ONGs, escolas, bibliotecas e outros); disseminação da importância da leitura e boas práticas na área; e articulação de agentes sociais que podem atuar na promoção da leitura. Atualmente, 79 instituições sociais participam do Prazer em Ler, em todo o Brasil. O programa conta com orçamento de R$ 7,2 milhões para o biênio 2008-2009.
A implementação do Prazer em Ler também contempla o envolvimento de voluntários, que são associados da C&A e acompanham as ações do programa nas instituições sociais parceiras. Eles são preparados, por meio de oficinas pedagógicas e de formação, para trabalhar na promoção da leitura. Os associados também são incentivados a ampliar seu repertório literário, por meio do acesso a biblioteca, disponível em cada loja da C&A.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto concebe, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Um novo grupo de voluntários do Instituto C&A é criado logo depois da inauguração de loja da rede. Assim, a organização está presente em todos os locais onde existe uma loja C&A.
Desde a sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 55 milhões em 1,3 mil projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social. O Instituto é responsável, também, pelo programa de voluntariado da C&A. Aproximadamente 20% dos funcionários da empresa atuam como voluntários nas organizações apoiadas pelo Instituto.
Sobre a Fundação Heydenreich
A Fundação está presente na comunidade do Jardim Mirna, em Taboão da Serra. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de programas de preparação para o mercado de trabalho que formem jovens cidadãos críticos e transformadores da realidade.
Serviço
Biblioteca Comunitária Dietmar Heydenreich
Rua João Pires de Camargo, 207 – Jardim Mirna- Taboão da Serra – São Paulo
Tel. (11) 4701-5641