Iacta não tem previsão para acertar salários atrasados de funcionários
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-
Prefeitura irá romper contrato com a Iacta na quinta-feira
A incerteza continua rondando os funcionários do PSM Antena em Taboão da Serra, eles continuam sem saber se serão admitidos pela nova gestora do PS e, o principalmente, se irão receber seus direitos trabalhistas. A única certeza até o momento é que cerca de 250 funcionários estrão desempregados a partir de segunda-feira, dia 1º.
Na tarde da última terça-feira, dia 26, funcionários, o Sindicato dos Enfermeiros e Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região (Sueessor) e representantes da OS Iacta se reuniram com a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, para discutirem os termos e pagamentos dos direitos trabalhistas dos funcionários do PS.
Foto: Rose Santana
Reunião na secretaria de saúde com representantes da prefeitura, Câmara e Iacta
Em alguns momentos houve alteração de ânimos por parte dos sindicatos e trabalhadores que não conseguiram sair da reunião com uma data para os pagamentos. A Iacta deixou bem claro que só efetuará o pagamento aos funcionários, se receber da prefeitura os quatro meses em atraso.
De acordo com o advogado da empresa, o que a prefeitura vai pagar referente ao mês de março será para quitar os salários do mês, não as rescisões. “Se a prefeitura repassar as verbas atrasadas conseguimos pagar as rescisões. O Contrato vai ser rompido agora, dia 31, só tem verba para pagar o [salário] do mês. A prefeitura esta se responsabilizando em viabilizar parte do dinheiro do passado para que possamos cumprir com os compromissos das rescisões ”, disse Luciano Cordeiro, advogado da Iacta.
A secretária Raquel Zaicaner, por sua vez, informou que não poderia dar uma data, mas que para o prefeito Fernando Fernandes, garantiu que todo dinheiro que repassarem à Iacta será para realizar o pagamento dos funcionários. “A prefeitura tem trabalhado muito para garantir, para conseguir fazer esse repasse para a empresa antes desses 10 dias para que eles [Iacta] consigam honra esse compromisso em 10 dias. Prazo eu não tenho para apontar”, declarou.
Após a serem demitidos, por lei, a empresa tem 10 dias para pagar os funcionários. Os sindicatos deram um prazo até quinta-feira, dia 28, para que a prefeitura de uma posição mais clara quanto a situação desses funcionários. “Queremos um documento. Muito foi se falado e nada resolvido. O que agente não aguenta mais é o descaso. Queremos a garantia do pagamento do mês. Do pagamento da rescisão conforme a lei e uma discussão política e social para garantir o emprego desses trabalhadores”, manifestou o Sueessor.
Essa também é a posição do Sindicato dos Enfermeiros. “Queremos a integração desses trabalhadores. Que eles continuem com a próxima gestão, por que isso não nos foi confirmado. Queremos que, efetivamente, a secretária nos dê uma resposta até quinta-feira [28]”.
Os vereadores Moreira e Cido também estiveram presentes na reunião, que aconteceu na secretária de Saúde.