EM ALTA
Home

Homicídios aumentam 19% em Taboão da Serra

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/01/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O número de homicídios registrados em Taboão da Serra em 2014 foi 19% maior do que em 2013. Os dados foram divulgados na última sexta-feira, dia 23, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. No ano passado foram registrados 25 homicídios na cidade, contra 21 em 2013.

O aumento no número de ocorrências fez com que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes subisse para 9,6 em 2014. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), locais com índices iguais ou superiores a 10 são considerados zonas endêmicas de violência.

Taboão da Serra tem o menor índice de homicídios da região, apesar do aumento no ultimo ano | Thiago Neme / Gazeta de S. Paulo

Na região, outras cidades aparecem com taxas de homicídios mais elevadas. Embu das Artes registrou 13,45 assassinatos por 100 mil habitantes. Itapecerica da Serra, 14,42 e Embu-Guaçu, 21,58, o índice mais alto na região. Juquitiba e São Lourenço da Serra não tiveram os dados disponibilizados devido à grande variabilidade nas taxas.

Apesar do aumento, a taxa de homicídios de 201 é a quarta menor registrada desde 1999 em Taboão da Serra, quando os dados começaram a ser divulgados. Em 2001 foi o ano mais violento na cidade, com uma taxa de 61,81 homicídios pro 100 mil habitantes. Já 2013 foi a menor taxa registrada na história, 7,81.
Um estudo publicado no ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou que a média global de homicídios é de 6,2 por 100 mil pessoas.

Novo Distrito

Nos próximos a Secretaria de Segurança Pública irá inaugurar o 2º Distrito Policial de Taboão da Serra. O DP está em fase final de implantação de equipamentos e sistemas operacionais. Localizado na estrada Kizaemon Takeuti, na altura do número 1.000, no Jd. Clementino, o novo distrito irá atender as ocorrências de toda a região do Pirajuçara.

A polícia tem como principal meta diminuir os índices de criminalidade no município.  De acordo com o novo delegado seccional, o foco é combater os crimes contra a vida, os homicídios. "Crimes contra todas as áreas devem ser combatidos, mas os crimes contra a vida, os homicídios, são a maior área de preocupação em Taboão. Uma vida é sempre uma vida e é de suma importância”, declarou Dejar Gomes Neto.

 

Notícias relacionadas