EM ALTA
Home

Guarda Civil Municipal de Embu das Artes celebra 13 anos

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

17/06/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Na sexta-feira, dia 17, a Guarda Civil Municipal de Embu das Artes celebrou 13 anos de trabalhos prestados ao município. A cerimônia de comemoração aconteceu no Centro Cultural Valdelice, no Pq. Pirajuçara. “Este ano estou encerrando um ciclo em minha vida. Antes de ser prefeito, fui secretário e vi o nascimento da nossa GCM. Ainda lembro a alegria dos munícipes quando receberam das mãos dos guardas o convite para o evento que deu início a essa história. Hoje, sou eu quem agradece a vocês pela parceria e pelo trabalho árduo”, disse o prefeito Chico Brito.

Ao todo, 53 guardas foram homenageados com condecorações por Láureas de 1º, 2º, 3º e 4º graus e ascensões profissionais. “O trabalho do nosso efetivo deve ser valorizado por prestar bons serviços aos cidadãos embuenses. Infelizmente, somos alvo o tempo todo, mas, graças a Deus, não tivemos nenhuma baixa e nenhum GCM condenado nesses 13 anos. Exigimos sempre uma boa conduta dos nossos homens, pois a população não merece uma guarda truculenta, grossa e mal-educada, afinal, são eles que nos pagam”, afirmou o comandante da GCM, Dirceu Alves.

53 guardas foram homenageados na cerimônia de comemoração que aconteceu no Centro Cultural Valdelice, no Pq. Pirajuçara | Guego

O prefeito Chico Brito ressaltou a parceria que existe entre a GCM de Embu das Artes e as Polícias Militar e Civil na resolução de crimes na cidade. Falou ainda sobre a criação da Comissão de Plano de Cargos e Carreiras da GCM e da Comissão Mista de Servidores, que trabalham lado a lado fomentando cada vez mais conquistas, como realizar a revisão dos salários, levando em consideração as especificidades em relação à guarda.

“Nem que seja a último documento que eu assine, mas vou deixar um documento garantindo a compra da sede própria da guarda. E vai ser ‘a’ sede, com espaço para esportes, musculação e restaurante. Isso é um compromisso”, afirmou o prefeito.

Durante a cerimônia, os inspetores GCM´s Coca e Vieira foram homenageados por terem demonstrado seriedade e competência no trabalho oferecido à população ao longo dos 13 anos, sempre respeitando as normas e as determinações legais e as normas disciplinares. Ambos foram agraciados com a Láurea de Mérito Pessoal de 1º Grau, além de serem ovacionados em pé por todos os presentes. Eles se aposentam esse ano das funções de GCM. “Estou aqui desde o início e estou muito contente por passar esses 13 anos junto com a guarda. Espero ter passado um pouco da minha experiência para os mais novos. Hoje estou muito feliz”, disso o inspetor Coca.

O comandante Dirceu apresentou uma série de slides com um pouco dos 13 anos de história da guarda. Um exemplo notório é a queda no número de homicídios na cidade: em 2001, foram registrados 197 ocorrências. Em 2015, 26 casos, uma queda de 86,81%. Em 2003, na criação da GCM havia 50 guardas; hoje o efetivo é de 156 homens.

Atualmente a GCM conta com duas bases móveis, cinco veículos alugados, duas motos, 12 medidores de som (decibelímetro), 68 câmeras de segurança espalhadas pelo Centro e pelo Jd. Pirajuçara e mais cinco carros novos que foram entregues durante o evento. Além disso, há bases comunitárias nos bairros Jd. Vista Alegre, Pirajuçara, Santa Emília, Jd. do Colégio, Itatuba (Ambiental), sede na av. Elias Yazbek e a corregedoria.

Também realiza monitoramento eletrônico que funcionam 24 horas por dia com imagens projetadas em quatro telões e acompanhadas por Guardas Civis Municipais na sala de monitoramento na sede da Prefeitura.

Notícias relacionadas