EM ALTA
Home

Grupo Clariô estreia Mostra de Teatro do Gueto

7 min de leitura
Foto do autor

Redação

04/11/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–

No próximo sábado, dia 5, começa a III Mostra de Teatro do Gueto no Espaço Clariô em Taboão da Serra. Coletivos teatrais vão se apresentar durante uma semana, os espetáculos são gratuitos. Pela primeira vez a Mostra vai contar com um debate.

Veja também: agenda cultural do fim de semana

A Mostra do Gueto tem como foco a troca de experiências entre os coletivos que são da periferia, ou que apenas desenvolvem seus trabalhos e pesquisas na periferia. O objetivo é valorizar a linguagem e o indivíduo do gueto.

Foto: Divulgação

Grupo Fuleragem, que se apresenta neste sábado, dia 5, em Taboão da Serra

O diferencial da III Mostra será o debate, os grupos participantes vão falar da questão da marginalidade, do preconceito. “Os grupos vão falar de suas experiências, da questão do marginal, do periférico”, conta Martinha Soares.

Destaque para a apresentação da Cia dos Narradores, o espetáculo tem 3 h de duração, divido em três partes, duas acontecem no espaço e uma rua.

A programação acontece entre os dias 05 e 12 de novembro de 2011, os espetáculos serão apresentados no Espaço Clariô, na rua e na praça. Ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência.

O Grupo Clariô de Teatro é um coletivo de arte resistente que busca através da prática e especialmente da troca, discutir a arte produzida na periferia, e como eles dizem, pela e para a periferia.

A maior parte dos integrantes são de Taboão da Serra, que por falta de oportunidade no município, fizeram a escolha de ampliar seus conhecimentos fora da cidade, para voltar e fortalecer o movimento de descentralização e democratização do teatro/cultura.

Programação

Sábado, dia 5 de novembro

14h – Trupe Fuleragem (Taboão da Serra)
Peça: Fora do trilho
Sinopse: Fora do Trilho é o exercício da máscara do palhaço no palco.
Classificação: Livre

20h30 – Coletivo Negro (SP)
Peça: Movimento nº1 – O silêncio de depois
Sinopse: “O Silêncio de Depois” narra a história de quatro pessoas que foram retiradas à força de suas casas para a construção de uma linha férrea. Os personagens, desterrados, se unem para refletir sobre sua cultura que foi destruída e enterrar os entes falecidos durante o etnocídio.
Classificação: 14 anos

Domingo, dia 6 de novembro

20h30 – Cia Girandolá (Zona Norte/SP)
Peça: Aruê
Sinopse: São três portas. Três histórias. Três atores atravessando ruas e encruzilhadas. Nestas encruzilhadas mostram-se e misturam-se personagens de um antigo conto francês – o Barba Azul – e da história de vida de uma menina leiloada num cabaré e acolhida por Maria Padilha, mãe das meninas da vida.
Classificação: 16 anos

Segunda-feira, dia 7 de novembro

20h30 – Debate/papo: Formação Periférica – Nem Eu nem Tu nem Tietê
(Com todos os coletivos participantes da Mostra e convidados: Grupo Engenho Teatral, Encena e Capulanas, Cia de Artes Negra)
Sinopse: O Clariô propôs um dia da III Mostra de Teatro do Gueto para uma discussão sobre a prática do teatro como forma de pesquisa continuada em regiões onde essa realidade ainda é muito precária.
Classificação: Livre

Terça-feira, dia 8 de novembro

20h30 – Cia dos Narradores (SP)
Peça: Cidade Fim – Cidade Coro – Cidade Reverso
Sinopse: A primeira parte é um filme, sonorizado ao vivo pelos atores e um músico. Na fábula, o grupo acompanha a trajetória de três operários amigos na década de 80, durante o surgimento do movimento sindical em São Paulo e discutem as relações entre aposta política, imagens do passado e memória política.
Na segunda parte, os atores realizam uma espécie de “jogo de cena”, transitam entre depoimentos “documentais” e os próprios depoimentos, produzindo com isso novas trajetórias, esboços ficcionais.
Na terceira parte o grupo leva o público para a rua, sem interromper o seu fluxo, em clima de intervenção e festa, com uma fábula fragmentária sobre a “vida alucinada” de nossos dias.
Classificação: – 14 anos

Quarta-feira, dia 9 de novembro

16h – Cia Estável – espetáculo de rua
Peça: A excessão e a regra
Sinopse: Um pequeno grupo participa de uma disputa em direção à cidade de Urga. A expedição que chegar primeiro ganha como prêmio uma concessão para explorar petróleo. Durante a viagem são expostos de modo radical a relação entre explorador e explorado, assim como os mecanismos que legitimam o abuso de um e a submissão do outro.
Classificação: Livre

Quinta-feira, dia 10 de novembro

20h30 – Cia Nhemaria
Peça: Brigadeiro de colher
Sinopse: A plateia é convidada a preparar com as atrizes um brigadeiro
de histórias. Neste espaço as atrizes relembram experiências pessoais e convidam a plateia a compartilhar as suas. Nesta cozinha não há receitas! Qualquer história é um prato cheio para o espetáculo! As histórias narradas são devolvidas na plateia, transformadas artisticamente em cena pelo grupo Nhemaria.
Classificação: Livre

Sexta-feira, dia 11 de novembro

20h30 – Cia Antropofágica
Peça: Entre a Coroa e o Vampiro – Terror e Miséria do Novo Mundo – parte II – O Império
Sinopse: Essa segunda parte da trilogia fala do Brasil Império a partir das suas relações, do imperialismo em si, para construir uma reflexão crítica quanto aos seus desdobramentos no Brasil contemporâneo.
Classificação: 14 anos

Sábado, dia 12 de novembro

20h30 – Kleber Lourenço (Recife / PE)
Solo: Negro de estimação
Sinopse: O espetáculo Negro de Estimação é um solo de teatro/dança do encenador, ator e bailarino Kleber Lourenço com realização do Visível Núcleo de Criação. A dramaturgia do trabalho tem como base a adaptação de oito contos do livro “Contos Negreiros”, do também pernambucano Marcelino Freire.
Classificação: 16 anos

Serviço
O que: III Mostra de Teatro do Gueto
Local: Espaço Clariô de Teatro
Endereço: Rua Santa Luzia, 96 – Taboão da Serra (próximo ao Hospital Family)
Quando: De 5 a 12 de novembro (confira a programação)
Quanto: De graça

*Retirar ingressos com 1h de antecedência.
Mais informações: http://www.virandoclario.blogspot.com

 
 

Notícias relacionadas