Governo federal fecha farmácias populares em Taboão e Itapecerica
Desde o mês passado os moradores de Taboão da Serra não contam mais com o programa Farmácia Popular, do governo federal, que disponibilizava medicamentos gratuitos ou pelo seu valor de custo. Em nota ao Portal O Taboanense, o Ministério da Saúde informou que houve “mudanças no repasse de verbas”. No município de Itapecerica da Serra o programa funcionou até dia 30 de julho.
O governo afirma que pretende economizar cerca de R$ 100 milhões anuais com o fechamento das farmácias. “A verba que antes era destinada a unidades exclusivas do Farmácia Popular será repassada aos estados e municípios para que 100% seja utilizada na compra de fármacos para a população”, informou.
Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o fim do programa não trará prejuízo ao usuário. “Pelo contrário, estamos ampliando o acesso, fortalecendo a rede credenciada. Os medicamentos exclusivos na farmácia de rede própria representam menos de 7% da procura dos usuários. Ou seja, cerca de 93% dos usuários buscam medicamentos para hipertensão, diabetes e asma, disponíveis na rede credenciada do Farmácia Popular”, esclareceu.
De acordo com a secretária de Saúde de Taboão da Serra, dra. Raquel Zaicaner, os munícipes poderão retirar os medicamentos nas farmácias das unidades básicas de saúde, ou nas drogarias conveniadas” do Aqui Tem Farmácia Popular.
As drogarias conveniadas do Aqui Tem Farmácia Popular oferecem apenas 25 medicamentos de uso contínuo de graça ou com preços baixos, entre eles para hipertensão, diabetes e asma. O programa Farmácia Popular oferecia mais de 125 medicamentos.