EM ALTA
Home

Governo do Estado fará manutenção de piscinões em Taboão e Embu

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

20/12/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–

O governador Geraldo Alckmin vistoriou na noite desta segunda-feira, dia  19, o piscinão Nova República em Embu das Artes. Com capacidade para armazenar 110 mil m³ de água, o reservatório está entre os 25 que passam a ser monitorados pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de minimizar o risco de enchentes na Região Metropolitana. O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni também participou do evento.

Nos próximos 12 meses, o Estado investirá R$ 29 milhões em limpeza, desassoreamento e manutenção de 25 piscinões, entre eles os piscinões da Portuguesinha e Parque Pinheiros, ambos em Taboão da Serra e o Nova República, em Embu das Artes. O trabalho de manutenção nos piscinões era de responsabilidade das prefeituras, mas no dia 13, uma ordem de serviço foi expedida por Alceu Segamarchi Júnior, superintendente do DAEE (Departemento de Águas e Energia Elétrica) e um contrato foi assinado.

Foto: Maikc Reis | Portal O Taboanense

O governador Geraldo Alckmin durante visita a Embu das Artes

O objetivo dessa troca de administração é manter a capacidade de acumulo de água nos piscinões, diminuindo assim o risco de enchentes. Serão retirados lixos e sedimentos acumulados no fundo dos piscinões, materiais esses que serão destinados a áreas de deposição final autorizadas por órgãos ambientais.

“A primeira fase da obra será para manter os piscinões limpos, então nós vamos enfrentar as cheias em uma situação bem melhor”, afirma o governador. Alckmin ainda diz que o orçamento total dos trabalhos nessa fase será de R$ 29 milhões nos próximos 12 meses.

Durante o evento, o governador dirigiu uma retroescavadeira de maneira simbólica, para ilustrar o que será feito nas obras. Ele falou também sobre as obras de construção do piscinão Guaramiranga, ao lado do Rio Tamaduateí e sobre obras no Rio Tietê, para evitar o acúmulo de água nas pistas.

Os piscinões que terão esse serviço na região são Parque Pinheiros e Portuguesinha, no Taboão da Serra, e Nova República, no Embu, que tem capacidade de armazenar 110 mil m³ de água.

Após o discurso, Alckmin convidou todos para tomar um café no supermercado Ricoy, que fica próximo ao piscinão.

Notícias relacionadas