EM ALTA
Home

Governo do Estado cria Gestão da Segurança da Grande São Paulo

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

17/09/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


• 
Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————– 

As secretarias da Segurança Pública e do Desenvolvimento Metropolitano criaram nesta segunda-feira (16) o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp) da Grande São Paulo, que vai contemplar 39 municípios da região.

O Gabinete tem por objetivo integrar ações de prevenção e combate ao crime, incluindo as polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil.

Foto: Divulgação

Encontro aconteceu nesta segunda-feira, dia 16, em São Paulo

“A Constituição Federal coloca a segurança pública como um direito social ao lado de saúde e educação”, disse o secretário da Segurança Pública, Fernando Vieira. “É um dever do Estado, mas responsabilidade de todos.”

O anúncio foi feito durante a 7ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, e contou com o secretário adjunto da pasta e coordenador do Gamesp, Antonio Calos Da Ponte, e o secretário adjunto do Desenvolvimento, Gilberto Nascimento Junior, além de secretários municipais, prefeitos e representantes de outras pastas.

Na maior região metropolitana do país, o Gamesp será dividido nas áreas oeste, norte, centro, leste e sudeste. Esta última, a primeira a ser criada, compreende as sete cidades do Grande ABC: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo e São Caetano. “É indispensável a atuação integrada para o combate aos crimes, seja as polícias entre si, seja com os poderes públicos”, ressaltou Grella.

A área que compreende as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande ainda não teve a sua data de criação divulgada pelo Gabinete.

Entre as vantagens do gabinete está o maior monitoramento e mapeamento da criminalidade, com o cruzamento de informações das polícias. Para tanto, prefeituras da região podem acessar o sistema Infocrim – banco de dados das ocorrências criminais da Policia Militar.

O Gamesp visa, ainda, promover e acompanhar programas e ações sócio-culturais, educacionais, esportivas e de lazer que sejam de interesse para uma atuação institucional do Estado na área da segurança pública.

O Gabinete já existe na Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista e Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Jundiaí e também será instalado na região de Ribeirão Preto.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

 

 

Notícias relacionadas