Governo de Embu das Artes realiza campanha contra HPV
Daniela Karin
O Governo da Cidade de Embu das Artes inicia, no próximo dia 10 de março, a campanha de vacinação contra o HPV (Human Papiloma Vírus). Mais de 7.000 meninas, entre 11 e 13 anos de idade, estudantes de escolas públicas e particulares, deverão ser vacinadas. O principal objetivo é prevenir o câncer de colo do útero, reduzindo a incidência e a mortalidade por esta doença, que é a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
Bastam três doses para ficar imune. A primeira será ministrada na própria escola, pela Secretaria Municipal de Saúde. As meninas que estão fora da rede de ensino, podem procurar uma unidade de saúde mais próxima no período da campanha. A segunda dose será em setembro e a última após cinco anos. A vacina não substitui a realização do exame preventivo, o Papanicolau, ou o uso de preservativos.
A ação faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e pretende imunizar 80% do público-alvo em todo o Brasil. Em 2015, será a vez das meninas de 9 a 11 anos receberem a vacina e, em 2016, somente as de 9 anos. A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.