EM ALTA
Home

GCM da região participa de capacitação do Ministério da Justiça

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

23/10/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Cem guardas civis municipais de seis municípios que integram o Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo) participam desde setembro do curso “Introdução à Atividade de Inteligência”, do Ministério da Justiça. São 19 agentes de Taboão da Serra, 24 de Embu das Artes, dez de Itapecerica da Serrra, 32 de Cotia, oito de Embu- Guaçu e sete de Vargem Grande Paulista.

De acordo com o presidente do Conisud, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, o curso tem o intuito de fomentar a segurança pública dos municípios, com introdução de técnicas de inteligência e medidas preventivas de criminalidade.

100 agentes participam do curso de inteligência para GCMs da região | Divulga

Após as 60 horas de curso, que incluem avaliações, os guardas estarão aptos a compreender os aspectos jurídicos e doutrinários de inteligência de segurança pública, o ciclo de produção de conhecimento,realizar a elaboração de um Relatório de Inteligência, descrever os procedimentos para salvaguardar documentos de caráter sigilosos e identificar as principais técnicas operacionais de inteligência prescritas na Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública – DNISP.

Atualmente, a região conta com o total de 929 agentes, sendo 136 (Embu das Artes), 70 (Embu-Guaçu), 193 (Taboão da Serra), 72 (Itapecerica da Serra), 404 (Cotia) e 54 (Vargem Grande Paulista). São Lourenço da Serra e Juquitiba são integrantes do Conisud, mas não possuem Guarda Civil Municipal.

Centro de Formação
A Câmara Técnica de Segurança do Conisud aprovou a construção de um Centro de Formação, Capacitação e Treinamento dos Guardas Civis Municipais. Este Centro poderá ser construído em um terreno de 139 mil m² na cidade de Cotia, mas a execução da obra ainda depende de recursos do Plano Plurianual Federal 2016-2019.

Notícias relacionadas