EM ALTA
Home

Funcionários da Usina fazem manifestação na Câmara Municipal

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

22/09/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Nem a forte chuva que caiu no início da noite desta terça-feira, dia 21, afastou os funcionários da Usina que estiveram presentes na sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra a fim de buscar o apoio dos vereadores na luta pela reposição salarial. Há 14 anos o funcionalismo, de modo geral, não recebe reposição salarial.

Essa é mais uma categoria que vai à Câmara em busca de salários mais justos. De acordo com os trabalhadores, cerca de 150 pessoas estavam presentes, representando toda a categoria, num total de 500. Na semana passada, as ADEs e os engenheiros e arquitetos também pediram apoio na luta pela reposição.

Foto: Rose Santana

Funcionários da Usina fizeram manifestação pacífica na sessão Legislativa

“Alguns estão dizendo que a classe não é unida, que a grande maioria não compareceu porque está em casa assistindo televisão. Mas quero deixar bem claro, os que não estão aqui, estão fazendo Hora Extra para complementar o salário”, relatou Rugemar, funcionário municipal.

 A categoria reivindica a reposição salarial de 150% referentes a perdas salariais ao longo desses 14 anos. “Essa é a primeira iniciativa dos funcionários, pretendemos iniciar uma conversa com o Executivo, aliás, desde que esse governo assumiu estamos conversando, fazendo estudos, mas até agora não se mostraram sensíveis à nossa causa. Essa é uma faculdade que não termina nunca”, disse Rugemar.

Ainda de acordo com Rugemar os servidores são os primeiros a serem chamados quando há problemas na cidade e que apesar de toda a dedicação o trabalho não é reconhecido. “O primeiro grito de socorro na cidade quem atende é o pessoal da usina. E somos todos heróis, trabalhamos muitas vezes sem equipamentos adequados, falta até carrinho de pedreiro. Apoio psicológico? Esse não tem mesmo, é deficiente”, finaliza.

Um requerimento do vereador Olívio Nóbrega, assinado por todos os parlamentares, solicitou ao prefeito Evilásio Farias a reposição salarial para os funcionários da Usina. “Hoje um motorista ganha R$ 668, é muito pouco, o mercado está pagando muito mais. Temos que repensar os vencimentos da categoria, é claro, temos que ter responsabilidade, tem um orçamento apertado, mas temos que achar uma solução, e logo”.

O vereador Paulo Félix, líder do governo, anunciou que o prefeito Evilásio vai receber uma comissão na próxima segunda-feira, dia 27, às 8h da manhã, para uma primeira conversa. “Essa Câmara tem responsabilidades com esses funcionários, temos que nos empenharmos para que essas perdas sejam reparadas”, finalizou Félix.

Notícias relacionadas