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FTS Anhanguera traz Kotler para suas unidades

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Redação

26/12/2008 00:00
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Autores como Philip Kotler, reconhecido como a maior autoridade mundial em marketing, Andrew Tanenbaum, especialista em redes de computadores, e David Halliday e Robert Resnick, teóricos na área da física, agora fazem parte do dia-a-dia dos alunos da Anhanguera também na unidade de Taboão da Serra/FTS. Por meio do exclusivo Programa do Livro-Texto (PLT), a instituição oferece aos estudantes títulos renomados com descontos que chegam até 85% do valor praticado no mercado convencional.
 
O Programa do Livro-Texto é centrado na oferta, aos alunos, de material didático de alta qualidade, com títulos reconhecidos no cenário acadêmico nacional e internacional, com preços acessíveis. “Além de combater a cópia ilegal de livros, nosso programa possibilita ao aluno montar sua biblioteca de literaturas básicas da área de formação que está cursando”, aponta o presidente da instituição e idealizador do programa, Antonio Carbonari Netto.
 
Somente este ano, a Anhanguera investiu mais de R$ 8 milhões na compra de 574 mil exemplares de 81 títulos diferentes, nas mais diversas áreas do conhecimento. O livro Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos, de Philip Kotler, por exemplo, custa, em média, R$ 72.
 
Na Anhanguera, os alunos podem adquirir o mesmo título por apenas R$ 27 – desconto de 62,5%. O livro de Andrew Tanenbaum – Rede de Computadores – é comercializado a R$ 209, mas, por meio do PLT, o valor cai 83,25% e é vendido a R$ 35. O mesmo ocorre com o livro Física I, de Halliday e Resnick. Com desconto de 83,54%, o preço cai de R$ 158 para R$ 26.
 
Essas condições foram conquistadas pela Anhanguera por meio de parcerias com as principais editoras do País. A instituição seleciona os capítulos que serão estudados pelos alunos durante o período letivo e a editora customiza a produção do livro. Algumas obras são publicadas integralmente, sendo customizadas apenas na capa e no prefácio. A grande tiragem garante os preços, em média, 80% mais baratos.
 
Crescimento
 
O Programa do Livro Texto cresce a cada ano na Anhanguera. Em 2005, quando o programa foi lançado, a instituição comprou das editoras 64.600 exemplares de 12 títulos diferentes. Em 2006 e 2007, os números chegaram a 17 e 29 títulos e 67 mil e 130 mil exemplares, respectivamente. Este ano, já são 81 títulos e 574 mil exemplares.
Para 2009, a Anhanguera pretende oferecer 120 títulos diferentes, num total de 1,2 milhão de exemplares, para os seus 150 mil alunos distribuídos em 51 unidades de ensino superior. O investimento para o próximo ano deve chegar a R$ 14 milhões, R$ 6 milhões a mais que o valor deste ano.
 
Vantagens
 
Os livros do PLT atendem diretamente às necessidades didático-pedagógicas dos cursos de graduação da Anhanguera, facilitando a aprendizagem do aluno. “Hoje, a Anhanguera oferece livros com preços acessíveis e de qualidade reconhecida no mercado educacional”, ressalta o professor Adauto Damásio, responsável pelo PLT da Anhanguera. “Além disso, esses livros são um forte instrumento de controle de qualidade da execução dos projetos pedagógicos dos cursos da instituição.”
 
O programa ainda tem por objetivo incentivar a leitura. “Ao final do curso, o aluno da Anhanguera leu em média cinco livros por ano, número maior que a média de leitura de países desenvolvidos como a França”, acrescenta o professor.
 
Fim das cópias ilegais
 
Outro aspecto positivo do PLT é o fim das cópias ilegais. Um dos grandes problemas do mercado editorial do País na atualidade é o número de reproduções ilegais de títulos, desrespeitando os direitos autorais previstos na Legislação. “Essa prática ocorre porque muitos estudantes precisam ter acesso aos conteúdos contidos nos livros para que possam ter bom rendimento acadêmico, mas eles têm limitações financeiras para adquiri-los. Na maioria das vezes, esses livros são considerados caros”, explica o Damásio. “Com o PLT, o aluno dispõe da bibliografia necessária para estudar e não precisa copiar outros conteúdos.”

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