EM ALTA
Home

Força Tática da PM voltará a atuar em Taboão da Serra no 2º semestre

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

19/06/2017 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A Força Tática da Polícia Militar volta a atuar no município de Taboão da Serra no segundo semestre, e a expectativa é que os índices criminais diminuam. A Força Tática deixou a cidade em novembro do ano passado, quando o efetivo foi designado para compor o 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), em Barueri. O que revoltou a população e alvo de críticas dos vereadores taboanenses.

Em entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense, o Tenente-Coronel PM Marcos Vitiello, novo Comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar, informou que o efetivo já está em treinamento. “Tenho uma notícia muito boa, a Força Tática volta a fazer parte do corpo do Batalhão [de Taboão da Serra]. Já participei de uma reunião estabelecendo o meu novo efetivo de Força Tática e o número de viaturas. O Estado deve fazer a compra das novas viaturas. O efetivo eu já tenho e estou treinando”, afirmou.

Ten Cel PM Marcos Vitiello, do 36º Batalhão da Polícia Militar, declarou que o efetivo já está em treinamento | Rose Santana

Ainda de acordo com Vitiello, a pausa nos trabalhos da Força Tática ocorreu somente “para a criação do Baep”, mas a população pode se tranquilizar. “Então a população pode ter certeza, que [a saída da Força Tática] foi só no momento de criação do Batalhão de Apoio de Operações Policiais, que contribui muito com a nossa região. Acredito que dentro de dois meses nós vamos operacionalizar tudo isso, e a Força Tática já vai estar operando aqui nos municípios de Taboão e Embu das Artes”, disse.

Críticas
Os vereadores de Taboão da Serra criticaram a saída da Força Tática da Polícia Militar do município, reprovaram a transferência do efetivo para o 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), inaugurado no início deste mês pelo governador Geraldo Alckmin, na cidade de Barueri. A unidade atende 15 municípios entre eles Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

Com a mudança, a região deixou de ter a atuação de pelos 100 policiais militares. As equipes de Força Tática são responsáveis por realizar o patrulhamento ostensivo nas áreas onde o nível de criminalidade é mais elevado. Além de realizarem operações de CDC (Controle de Distúrbios Civis), resgate de reféns, sequestros, execução de mandados prisão e manutenção da ordem pública.

Os parlamentares chegaram a creditar o aumento dos índices de violência a ausência do patrulhamento da Força Tática. "Taboão da Serra tem aumentado a cada dia o índice de violência, de morte, de assalto a carros […] Precisamos dar uma resposta [à população], seja através de ações conjuntas da Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Municipal, através do retorno da Força Tática”. 

Notícias relacionadas